Segundo o Caderno HumanizaSUS (2015), a construção compartil...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - nos Planos Terapêuticos Singulares (PTS)
Tema Central da Questão: Esta questão aborda a importância dos Planos Terapêuticos Singulares (PTS) no contexto da atenção à saúde, conforme descrito no Caderno HumanizaSUS (2015). O PTS é uma ferramenta fundamental para a construção de diagnósticos e terapêuticas de forma compartilhada, promovendo a integralidade e a humanização do cuidado.
Resumo Teórico: O Plano Terapêutico Singular (PTS) é um plano de cuidados individualizado, criado e implementado por uma equipe multidisciplinar em conjunto com o usuário do serviço de saúde e, quando possível, seus familiares. Este plano visa atender às necessidades específicas do paciente, promovendo a corresponsabilização e participando ativamente do processo de cuidado. A construção do PTS se dá de forma integrada, considerando aspectos sociais, emocionais e de saúde física do indivíduo.
Para aprofundar mais sobre o PTS, pode-se consultar o Caderno HumanizaSUS: Vol. 1 - Acolhimento nas Práticas de Produção de Saúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa C é a resposta correta porque os Planos Terapêuticos Singulares são efetivamente dispositivos de produção da atenção, promovendo a construção compartilhada de diagnósticos e terapêuticas de maneira integrada e personalizada. Isso está claramente alinhado com os princípios do HumanizaSUS, que priorizam a humanização e a integralidade do atendimento.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - nos trabalhos desenvolvidos pelos Agentes Comunitários de Saúde: Embora os agentes comunitários desempenhem um papel importante na saúde pública, sua atuação não se foca na construção de diagnósticos e terapias compartilhadas, mas sim em ações de promoção de saúde e prevenção de doenças na comunidade.
B - nas estratégias de enfrentamento da pobreza: As estratégias de enfrentamento da pobreza são fundamentais, mas não se relacionam diretamente com a produção de diagnósticos e terapêuticas compartilhadas dentro da prática de saúde.
D - nos Conselhos Municipais de Saúde: Os conselhos têm o papel de fiscalização e participação social nas políticas públicas de saúde, mas não estão envolvidos diretamente na prática clínica de elaboração de diagnósticos e terapias.
E - nas entrevistas domiciliares: Enquanto entrevistas domiciliares são importantes para a coleta de dados e compreensão do contexto familiar, elas não são dispositivos de produção de atenção por si só no sentido descrito pelo HumanizaSUS, que foca em planos terapêuticos compartilhados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Outra mudança adotada pela equipe foi o Projeto Terapêutico Singular (PTS) do usuário– que, segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2006a), são projetos voltados para o sujeito, individualmente, contemplando ações de diferentes eixos, levando em conta as necessidades/demandas de saúde. Comportam planos de ação assentados na avaliação das condições biopsicossociais dos usuários. A sua construção deve incluir a corresponsabilidade de usuário, gestor e trabalhador/equipes de saúde, e devem ser considerados: a perspectiva
de ações intersetoriais, a rede social de que o usuário faz parte, o vínculo usuário-equipe de saúde e a avaliação de risco/vulnerabilidade.
O PTS representa uma mudança importante no serviço, pois trata-se de individualizar o usuário, expor os seus problemas para que toda equipe, junto com o próprio usuário, ajude a encontrar soluções para as suas necessidades de saúde.
FONTE: Humaniza SUS, página 200.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo