A aprendizagem motora é uma área de conhecimento com mais d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3991951 Educação Física
A aprendizagem motora é uma área de conhecimento com mais de um século de tradição. Atualmente, a aprendizagem motora se faz presente nas estruturas curriculares de graduação e pós-graduação, com um volume notável de trabalhos em retomáveis periódicos científicos. Sobre tal área de conhecimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Os estudos sobre o controle adequado da sobrecarga de treinamento físico – preocupação central da aprendizagem motora – têm mostrado fases peculiares ao longo da história.
(  ) De acordo com a teoria do circuito fechado, a informação sensorial durante a execução do movimento é crucial, uma vez que ela é comparada com uma referência de avaliação armazenada na memória e, caso haja discrepância, essa informação é levada em conta na correção do movimento subsequente.
(  ) Atualmente, é consenso no âmbito acadêmico científico a compreensão de que há fatores tanto centrais quanto periféricos no controle de movimentos, interferindo em maior ou menor grau dependendo do tipo de movimento lento ou balístico.
(  ) As teorias de circuito aberto e de circuito fechado encontram-se, de certa forma, acomodadas na teoria de esquema motor.
(  ) Um dos aspectos mais intrigantes da aprendizagem humana refere-se àquele de aprender mediante observação. Atualmente, as investigações acerca da aprendizagem por observação também têm sido realizadas com base em uma outra abordagem denominada ecológica.
A sequência está correta em 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: O ponto decisivo era identificar que a 1ª assertiva desloca o objeto da aprendizagem motora para o controle da sobrecarga de treinamento físico, o que a torna falsa; as demais se ajustam aos conceitos clássicos da área.

Tema central: Aprendizagem motora
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque traz a sequência F, V, V, F, F. O erro concreto está em marcar como falsas a 4ª e a 5ª assertivas, embora a base sustente que a teoria do esquema motor acomoda aspectos de circuito aberto e fechado e que a aprendizagem por observação também é estudada pela abordagem ecológica.
B
Errada
Está errada porque inverte pontos centrais da área: marca a 1ª assertiva como verdadeira, quando ela desloca indevidamente o foco da aprendizagem motora para sobrecarga de treinamento, e marca a 2ª e a 3ª como falsas, apesar de a teoria do circuito fechado depender do papel crucial do feedback sensorial e de a compreensão do controle motor admitir fatores centrais e periféricos.
C
Certa
A alternativa C está correta porque é a única compatível com a sequência F, V, V, V, V. A 1ª assertiva é falsa, pois atribui à aprendizagem motora uma preocupação central que não lhe corresponde: o núcleo da área é a aquisição, o controle e a modificação de habilidades motoras, não o controle da sobrecarga de treinamento físico. A 2ª é verdadeira porque, na teoria do circuito fechado, o feedback sensorial tem papel crucial ao ser comparado com uma referência armazenada. A 3ª é verdadeira porque a compreensão aceita participação de fatores centrais e periféricos no controle do movimento, variando conforme o tipo de movimento, como lento ou balístico. A 4ª é verdadeira porque a teoria do esquema motor foi formulada como acomodação/superação das limitações das teorias estritas de circuito aberto e fechado. A 5ª é verdadeira porque a aprendizagem por observação também vem sendo investigada sob abordagem ecológica.
D
Errada
Está errada porque considera todas as assertivas verdadeiras. Basta reconhecer que a 1ª assertiva é falsa, já que erra o objeto central da aprendizagem motora ao tratá-la como se sua preocupação principal fosse o controle da sobrecarga de treinamento físico.
Pegadinha da questão
A confusão real era trocar o objeto da aprendizagem motora por tema de treinamento físico. Quem não separasse aprendizagem, controle e aquisição de habilidades motoras de sobrecarga de treino acabaria validando indevidamente a 1ª assertiva.
Dica para questões semelhantes
  • Em questões de aprendizagem motora, confirme primeiro qual é o objeto da área; isso elimina afirmações que migram para treinamento físico, periodização ou sobrecarga.
  • Ao ler referência a circuito fechado, procure o elemento decisivo: uso de feedback sensorial comparado a uma referência armazenada.
  • Se a assertiva tratar de controle do movimento, evite exclusões absolutas entre central e periférico; a base da área admite participação de ambos com variação conforme o tipo de movimento.
  • Quando aparecer teoria do esquema motor, verifique se ela está sendo tratada como formulação que acomoda limitações dos modelos estritos de circuito aberto e fechado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo