Silva (2010), ao tratar do marco legal e regulador das relaç...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta com foco na compreensão da Seguridade Social e sua função dentro da relação entre Estado e sociedade. A Seguridade Social é um tema central para concursos na área de Serviço Social, especialmente por seu papel na distribuição de riquezas e proteção social.
A alternativa correta é D: “Relação social oculta e, ao mesmo tempo, revela os embates em torno do acesso aos bens, recursos e serviços socialmente produzidos.”
Justificativa da Alternativa Correta:
Nessa alternativa, o conceito de Seguridade Social é apresentado como um espaço de disputa e mediação das relações sociais. Segundo Silva (2010), ela não só expõe como também oculta as tensões e conflitos inerentes ao acesso e distribuição de recursos e serviços. Essa perspectiva é coerente com a visão crítica de que a Seguridade Social opera dentro de um contexto de contradições sociais e econômicas, refletindo os interesses divergentes entre diferentes grupos sociais.
Referências: Artigos como o do autor citado frequentemente discutem a Seguridade Social como um campo de embates socioeconômicos, alinhando-se com a Constituição Federal de 1988, que estabeleceu a Seguridade Social como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Integrante do sistema de Assistência Social: Esta alternativa está incorreta porque a Seguridade Social abrange, além da Assistência Social, a Saúde e a Previdência Social. A Assistência Social é apenas uma parte do sistema mais amplo da Seguridade Social.
B - Parcela do excedente econômico apropriada pelo Estado: Embora a Seguridade Social envolva a apropriação e redistribuição de recursos econômicos, esta afirmação simplifica inadequadamente sua função e estrutura. A Seguridade Social é sustentada por contribuições da sociedade e não se resume à mera apropriação estatal de recursos.
C - Importante expressão das relações entre Estado e Sociedade: Embora verdadeiro, esta alternativa é vaga e não capta a complexidade e o papel mediador da Seguridade Social nas disputas sociais e econômicas, como destacado por Silva (2010).
Para interpretar questões como essa, é crucial que você compreenda a diferença entre os componentes da Seguridade Social e sua função mediadora nas relações sociais. Fique atento às palavras-chave que representam conceitos mais complexos e sua aplicação em contextos de políticas públicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
Relação social oculta e, ao mesmo tempo, revela os embates em torno do acesso aos bens, recursos e serviços socialmente produzidos.
Uma dúvida. Porque não poderia ser a letra A? Já que é Integrante do sistema de Assistência Social.
Não poderia ser a letra A, pois a previdência social não integra a assistência social , ambas integram a Seguridade Social, que é mais ampla. Na CF de 1988, a seguridade social abrange as políticas de assistência social, previdência social e saúde. Entretanto, muitos/as autores/as do serviço social consideram que a seguridade social deveria abranger muito mais políticas sociais, de forma a ser realmente um sistema de proteção mais amplo e efetivo.
Verdade. Obrigada
Com a perspectiva de favorecimento do mercado, a seguridade social está marcada por um contexto em que medidas de privatizações estão combinadas com a ação e intervenção do Estado. A tendência é a complementaridade das ações fortalecendo cada vez mais as organizações sociais (OS), as organizações filantrópicas, e as organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) vinculadas à responsabilidade social das empresas e a nova roupagem do voluntariado. Como nos esclarece Silva: “A seguridade é relação social. Oculta e, ao mesmo tempo, revela os embates em torno do acesso aos bens, recursos e serviços socialmente produzidos” (SILVA, 2007, p. 138).
SILVA, A. A. da. A gestão da seguridade social brasileira: entre a política pública e o mercado. São Paulo: Cortez, 2007
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo