Considerando o processo de desenvolvimento de coleções, é co...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
No contexto do processo de desenvolvimento de coleções em biblioteconomia, a política de seleção deve orientar a tomada de decisão visando manter um direcionamento racional para a coleção. Esta política atua como um guia para a seleção e aquisição de materiais, assegurando que a coleção reflita as necessidades e objetivos da comunidade usuária, bem como as prioridades da instituição.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Define o uso do acervo e dos serviços de fornecimento de documentos. Esta descrição está mais relacionada à política de uso ou política de acesso, que aborda como os recursos da biblioteca são utilizados pelos usuários, ao invés de focar na seleção de materiais.
B - Estabelece os métodos de execução das atividades de aquisição do acervo. Esta alternativa se refere mais a procedimentos de aquisição, que envolvem os métodos e práticas específicas para obter novos materiais, como orçamentos e fornecedores, ao invés de tratar diretamente da política de seleção.
D - Expressa os resultados a serem alcançados, em determinado tempo, em relação à avaliação do acervo. Aqui, o foco está em metas e objetivos de avaliação, que dizem respeito aos resultados esperados de avaliações periódicas do acervo, não à política de seleção propriamente dita.
E - Detalha os procedimentos para o registro das diferentes coleções tendo em vista o controle patrimonial. Essa opção está relacionada ao controle patrimonial e ao inventário de acervo, que são atividades administrativas voltadas para o controle e manutenção dos registros dos itens da coleção, e não à política de seleção.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema e ajudado a compreender a importância da política de seleção no desenvolvimento de coleções. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme Weitzel (2013, p. 36):
A seleção, de acordo com Figueiredo (1998, p. 84), é um processo de tomada de decisão, título a título. Portanto, não é possível selecionar por lotes, uma vez que cada título deve ter seu lugar no acervo, uma razão de ser para estar ali. Essas razões devem ser expressas por meio de critérios e diretrizes em uma política de seleção.
Gab. C
Questão um pouco ´perigosa. Requer atenção. As alternativas B e D confundem um pouco. Porém a única alternativa que cita coleção é alternativa C.
"Direcionamento racional" não tem mais a ver com desenvolvimento, uma vez que é algo que já está em curso? Os autores parecem se contradizer, e não dá pra adivinhar qual deles a banca irá cobrar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo