O principal objetivo da estratégia de abandono é assegurar q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: GHC-RS
Q3950591 Arquitetura
O principal objetivo da estratégia de abandono é assegurar que, em caso de incêndio, os ocupantes da edificação possam alcançar um local de segurança absoluta fora da edificação. Considerando a NBR 9077:2025, assinale a alternativa INCORRETA quanto à estratégia de abandono.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

O que precisava saber: Era necessário distinguir os modos de abandono cobrados na norma: abandono simultâneo total, abandono simultâneo em dois estágios, abandono horizontal progressivo e abandono faseado, além de observar a compatibilidade entre a estratégia adotada, a compartimentação da edificação e a altura da construção.

Critério decisivo: A alternativa A está incorreta porque descreve o abandono simultâneo em dois estágios como se ele fosse acionado pela simples identificação de um princípio de incêndio pelo sistema de detecção e alarme, confundindo o modo de abandono com o acionamento do alarme e apresentando uma formulação que não corresponde ao conceito correto da estratégia.

Tema central: Estratégia de abandono em saídas de emergência segundo a ABNT NBR 9077:2025
Análise das alternativas
A
Errada
Está incorreta porque confunde o conceito de abandono simultâneo em dois estágios. A alternativa atribui a esse modo a ativação imediata do alarme geral pela simples identificação de um princípio de incêndio, misturando o acionamento do sistema com a estratégia de abandono.
B
Certa
Está correta. A base informa que o abandono simultâneo total deve ser adotado quando não é seguro para os ocupantes aguardarem por tempo prolongado em seus pavimentos enquanto o incêndio se desenvolve.
C
Certa
Está correta. A base sustenta que, no abandono horizontal progressivo, a compartimentação vertical é coerente com a lógica de contenção do incêndio e de deslocamento seguro entre setores da edificação.
D
Certa
Está correta. A base registra que o abandono horizontal progressivo pode ser sucedido pelo abandono faseado e que essa sequência não contraria a estratégia normativa.
E
Certa
Está correta. A base expressamente aponta que o modo de abandono faseado não se aplica às edificações com altura menor ou igual a 6 m.
Pegadinha da questão
A pegadinha foi confundir o conceito de abandono simultâneo em dois estágios com a simples ativação imediata do alarme geral, misturando sistema de detecção e alarme com estratégia de abandono.
Dica para questões semelhantes
  • Separe mentalmente o que é estratégia de evacuação do que é acionamento de alarme; a questão pode errar justamente ao misturar esses planos.
  • Associe o abandono simultâneo total às situações em que não é seguro permanecer no pavimento aguardando por tempo prolongado.
  • No abandono horizontal progressivo, verifique se a alternativa respeita a lógica de compartimentação e deslocamento seguro entre setores.
  • Quando aparecer abandono faseado, confira se a alternativa relaciona corretamente sua aplicabilidade com a altura da edificação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O abandono simultâneo em dois estágios ocorre quando a identificação de um princípio de incêndio pelo sistema de detecção e alarme de incêndio promove a ativação imediata do alarme geral para o início do abandono simultâneo. ERRADO

No abandono simultaneo em dois estágios acontecem diversas etapas, resumindamente:

  1. primeiro acontece a investigação
  2. depois o sinal de alerta é emitido
  3. a brigada averigua a situação

Dai dps disso o alarme geral é acionado

No estagio unico que a ativação é imediata

LETRA A

Consoante a NBR 9077/2025:

6.2 Abandono simultâneo total 

6.2.1 Geral 

O abandono simultâneo total deve ser adotado em edificações onde não é seguro para os ocupantes aguardarem em seus respectivos pavimentos (áreas de risco da edificação), por um tempo prolongado, enquanto o incêndio se desenvolve. Esse procedimento de abandono considera não apenas os efeitos físicos do incêndio sobre os ocupantes, mas também suas possíveis respostas psicológicas.

6.2.2 Estágios 

Há duas categorias de abandono simultâneo total: 

a) abandono em estágio único: a identificação de um princípio de incêndio pelo sistema de detecção e alarme de incêndio promove a ativação imediata do alarme geral para o início do abandono simultâneo; 

b) evacuação em dois estágios: após a identificação de um princípio de incêndio pelo sistema de detecção e alarme de incêndio, há uma fase de investigação (um retardo) antes que o alarme geral seja acionado.

Anki/flashcards para arquitetos concurseiros em @arquiteturaconcurso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo