Na intoxicação digitálica, surgem náuseas, arritmias e dist...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a intoxicação digitálica, uma condição clínica que ocorre devido ao uso excessivo de digitálicos, como a digoxina, que são fármacos utilizados no tratamento de certas condições cardíacas, como a insuficiência cardíaca e algumas arritmias.
Na intoxicação digitálica, os sintomas incluem náuseas, vômitos, distúrbios visuais (como visão embaçada ou com halos) e arritmias, que podem ser potencialmente fatais.
Agora, vamos analisar as alternativas:
A - Incrementar a dose de digoxina para normalizar contratilidade miocárdica: Esta alternativa está incorreta porque aumentar a dose de digoxina em um quadro de intoxicação pioraria ainda mais a toxicidade, aumentando o risco de arritmias e outros sintomas graves. O objetivo é justamente reduzir a quantidade de digoxina no organismo.
B - Interromper o digitálico, corrigir eletrólitos (K, Mg) e usar fragmentos de anticorpos antidigoxina se risco arrítmico grave: Esta é a alternativa correta. A primeira medida é interromper o uso da digoxina e corrigir quaisquer desbalanços eletrolíticos, como potássio (K) e magnésio (Mg), que podem exacerbar a toxicidade. Além disso, em casos de risco arrítmico grave, o uso de fragmentos de anticorpos antidigoxina (digoxina-specific Fab fragments) é a intervenção específica que neutraliza a digoxina circulante. Esta abordagem está de acordo com as diretrizes médicas, como as encontradas em Harrison’s Principles of Internal Medicine e UpToDate.
C - Focar em antibioticoterapia, pois se trata de infecção endocárdica associada a digitálico: Esta alternativa está incorreta porque a questão não menciona qualquer infecção ou endocardite. A intoxicação digitálica é uma questão de toxicidade medicamentosa e não de infecção.
D - Aguardar a eliminação espontânea do fármaco, sem intervenções: Esta alternativa é inadequada em casos de toxicidade severa. A eliminação espontânea pode ser lenta e, sem intervenções, o paciente corre risco significativo de complicações graves, especialmente arritmias fatais. A intervenção é necessária para estabilizar o paciente e evitar o agravamento da condição.
Em resumo, a conduta correta em casos de toxicidade digitálica severa envolve a interrupção do digitálico, correção de eletrólitos e, se necessário, o uso de anticorpos específicos para digoxina. Essas medidas são importantes para estabilizar o paciente e prevenir complicações graves.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo