A doença falciforme (DF) é um grupo de hemoglobinopatias her...
Em relação às características morfológicas das hemácias e aos achados no hemograma de pacientes com doença falciforme, assinale a alternativa CORRETA (Brandow, A. M. e Liem, R. S. 2022):
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre a doença falciforme e suas características no hemograma, é crucial entender os aspectos morfológicos das hemácias associadas à condição. A doença falciforme é uma hemoglobinopatia hereditária que resulta em alterações na forma das hemácias, impactando suas funções no organismo.
Alternativa Correta: C
Explicação: A alternativa C está correta porque descreve que a presença de hemácias falciformes no hemograma é um indicativo de hemólise crônica. Esse processo pode levar a uma anemia microcítica e hipocrômica, o que é condizente com o tipo de anemia observado na doença falciforme, uma vez que as hemácias anormais são destruídas mais rapidamente.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - As hemácias em forma de foice, ao contrário do que é afirmado, são menos solúveis e mais rígidas, dificultando sua passagem pelos capilares e causando obstruções.
B - O hemograma de pacientes com doença falciforme geralmente não apresenta leucopenia e plaquetopenia. Na verdade, muitas vezes há leucocitose e a contagem de plaquetas pode estar normal ou aumentada, devido ao hipoesplenismo.
D - Os pacientes com doença falciforme não costumam apresentar aumento da contagem de hemácias, mas sim um aumento na contagem de reticulócitos, refletindo a tentativa de compensação da anemia pela medula óssea.
E - A morfologia das hemácias na doença inclui anisocitose e poiquilocitose, mas a presença de células em forma de foice é uma característica chave dessa condição.
Com esse entendimento, você estará melhor preparado para identificar as características hematológicas da doença falciforme nas questões de concurso. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Esse gabarito não faz sentido, não, véi. Tentei recorrer na época, mas nem olharam. Doença falciforme causa uma anemia normocítica e normocrômica e não anemia microcítica/hipocrômica. A hemólise causa a queda do conteúdo hemoglobínico, pelo aumento da destruição das hemácias; não há redução do VCM nem do HCM. Em alguns casos, o HCM e o CHCM ainda se elevam um pouco por causa da presença dos drepanócitos. Enfim, o que esperar dessa banca da UPE....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo