De acordo com a abordagem humanista da educação, analise as...
De acordo com a abordagem humanista da educação, analise as assertivas a seguir:
I. O objetivo educacional centra-se no crescimento pessoal do aluno, considerando-o como pessoa integral e promovendo aprendizagens que envolvem dimensões afetivas, cognitivas e psicomotoras.
II. A educação deve priorizar o controle do comportamento e a rigidez curricular como formas de garantir a segurança do conhecimento adquirido.
III. O homem educado é aquele que aprendeu a aprender, sendo capaz de adaptar-se às mudanças e compreender que o conhecimento não é fixo, mas construído continuamente.
Está(ão) CORRETA(S):
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A decisão dependia de reconhecer quais assertivas se ajustavam à abordagem humanista da educação: I e III, e não II.
- Em questões sobre humanismo, procure sinais de centralidade da pessoa, desenvolvimento integral, autonomia e aprendizagem significativa.
- Se a assertiva trouxer controle comportamental como eixo ou rigidez curricular como método central, a tendência é afastar a abordagem humanista.
- A ideia de “aprender a aprender” é um marcador importante de compatibilidade com a perspectiva humanista.
- Não reduza a abordagem humanista ao aspecto afetivo: ela também envolve autonomia cognitiva e abertura à construção contínua do conhecimento.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo