Relacionando-se a temática do Texto II, escrito nos anos de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2722182 Português

TEXTO I


O jovem como lata de lixo da indústria do consumo


“Vistos cada vez mais como outro encargo social, os jovens não estão mais incluídos no discurso sobre a promessa de um futuro melhor. Em lugar disso, agora são considerados parte de uma população dispensável, cuja presença ameaça evocar memórias coletivas reprimidas da responsabilidade dos adultos.” Assim escreve Henry A. Giroux num ensaio de 3 de fevereiro de 2011 sob o título “A juventude na era da dispensabilidade.”

De fato, os jovens não são plena e inequivocamente dispensáveis. O que os salva da dispensabilidade total embora por pouco e lhes garante certo grau de atenção dos adultos é sua real e, mais ainda, potencial contribuição à demanda de consumo: a existência de sucessivos escalões de jovens significa o eterno suprimento de “terras virgens”, inexploradas e prontas para o cultivo, sem o qual a simples reprodução da economia capitalista, para não mencionar o crescimento econômico, seria quase inconcebível. Pensa-se sobre a juventude e logo se presta atenção a ela como “um novo mercado” a ser “comodificado” e explorado. Por meio da força educacional de uma cultura que comercializa todos os aspectos da vida das crianças, usando a internet e várias redes sociais, e novas tecnologias de mídia, como telefones celulares, as instituições empresariais buscam imergir o jovem num mundo de consumo em massa, de maneiras mais amplas e diretas que qualquer coisa que possamos ter visto no passado. Um estudo recente, orientado pela Kaiser Family Foundation, descobriu que “jovens dos oito aos dezoito anos gastam agora mais de sete horas e meia por dia com smartphones, computadores, televisores e outros instrumentos eletrônicos, em comparação com as mesmas seis horas e meia de cinco anos atrás. Quando se acrescenta o tempo adicional que os jovens passam postando textos, falando em seus celulares ou realizando múltiplas tarefas, tais como ver TV enquanto atualizam o Facebook, o número sobe para um total de onze horas de conteúdo de mídia por dia.” Pode-se prosseguir acrescentando um volume crescente de evidências de que “o problema dos jovens” está sendo considerado clara e explicitamente uma questão de “adestrá-los para o consumo”, e de que todos os outros assuntos relacionados à juventude são deixados numa prateleira lateral ou eliminados da agenda política, social e cultural.

De um lado, as sérias limitações impostas pelo governo ao financiamento de instituições de ensino superior, acopladas a um aumento também selvagem das anuidades cobradas pelas universidades, são testemunhas da perda de interesse na juventude como futura elite política e cultural da nação. Por outro lado, o Facebook, por exemplo, assim como outros “sites sociais”, está abrindo novíssimas paisagens para agências que tendem a se concentrar nos jovens e tratá-los como “terras virgens” à espera de conquista e exploração pelo avanço das tropas consumistas.


BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude. Tradução Carlos

Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. (Adaptado)

TEXTO II


[...] ser jovem é não perder o encanto e o susto de qualquer espera. É, sobretudo, não ficar fixado nos padrões da própria formação. Ser jovem é ter abertura para o novo na mesma medida do respeito ao imutável. É acreditar um pouco na imortalidade da vida, é querer a festa, o jogo, a brincadeira, a lua, o impossível, o distante. Ser jovem é ser bêbado de infinitos que terminam logo ali. É só pensar na morte de vez em quando. É não saber de nada e poder tudo...


Arthur da Távola, fragmento.

Relacionando-se a temática do Texto II, escrito nos anos de 1970, com a do Texto I, de 2013, pode-se inferir que os jovens

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Interpretação de texto e coerência textual.

Nesta questão, o candidato precisa relacionar as ideias centrais dos dois textos e inferir uma mudança no papel e percepção da juventude ao longo do tempo. Isso envolve a leitura atenta, a identificação do que está explícito e do que pode ser inferido com base nos argumentos expostos.

Segundo Ingedore Koch (2001), a coerência textual ocorre quando existe ligação lógica entre as ideias, permitindo interpretações sensatas. É justamente esse recurso de comparação e inferência que o candidato deve aplicar aqui.

Justificativa da Alternativa Correta (A):

A alternativa A (os jovens perderam o poder de decisão sobre seus futuros caminhos) é a correta porque:

  • No Texto II: A juventude é descrita como fase de liberdade, abertura e infinitas possibilidades (“ser bêbado de infinitos”, “ter abertura para o novo”).
  • No Texto I: O jovem é tratado como objeto da indústria do consumo, manipulado pelo mercado, “adestrado para o consumo”, o que indica perda de autonomia.

Assim, houve uma transformação do jovem livre para o jovem manipulado, sem independência para decidir seus próprios caminhos.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B: “Conviver com a morte” é invenção do enunciado; os textos não tratam de violência nem morte como aspecto central.
  • C: O texto não aborda “padrões rígidos de formação intelectual”, mas sim adoção acrítica dos padrões ditados pelo consumo (que é diferente de rigidez intelectual).
  • D: A menção a “drogas reais mais danosas” é fora do contexto; nenhum texto faz essa associação direta.

Estratégias para questões semelhantes:

  • Identifique palavras-chave que mostrem mudança de contexto ou sentido (como “antes” e “agora”).
  • Não responda pelo senso comum; baseie-se sempre nas ideias do texto.
  • Desconfie de alternativas que extrapolam o conteúdo textual, trazendo temas ou conclusões não mencionados.

Conclusão: Responder questões de interpretação exige atenção à coerência, análise comparativa e fidelidade ao texto. O candidato preparado se destaca mantendo-se atento a pistas de sentido e evitando inferências sem base textual.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo