Qual das alternativas está escrita de forma correta os pares?

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4325702 Português
Qual das alternativas está escrita de forma correta os pares?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: O par só está correto se ambas as palavras tiverem grafia normativa. Em “D) Oxidante – oxidação.”, os dois elementos estão corretamente escritos; nas demais alternativas, o segundo elemento apresenta erro ortográfico. Por isso, apenas D satisfaz o critério.

Tema central: Grafia normativa dos pares
Análise das alternativas
A
Errada
Cognitivo está correto, mas a forma apresentada como “cognissão” está errada: o substantivo deve ser escrito cognição, com ç, e não ss.
B
Errada
Concluir está correto, mas a forma apresentada como “concluzão” está errada: a grafia normativa é conclusão, com s, embora essa letra represente o som de /z/.
C
Errada
Período está correto, mas a forma apresentada como “periodisação” está errada: o substantivo periodização conserva o z de periodizar no segmento -iz-.
D
Certa
Oxidante e oxidação apresentam grafia normativa, inclusive o emprego de ç em oxidação. Assim, não há erro em nenhum dos elementos do par.
Pegadinha da questão
O primeiro elemento está correto em todas as alternativas; o erro está no segundo. Além disso, a pronúncia pode induzir à troca de ç por ss ou de s por z, mas não determina, isoladamente, a grafia dessas palavras.
Dica para questões semelhantes
  • Confira os dois elementos: uma palavra correta não compensa o erro na outra.
  • Não escolha s, z, ç ou ss apenas pelo som: conclusão tem s; cognição e oxidação têm ç.
  • Em periodização, observe a conservação do z de periodizar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo