Além de fazer parte de pesquisas, a Taenia solium está pres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2449119 Biomedicina - Análises Clínicas

Além de fazer parte de pesquisas, a Taenia solium está presente entre os exemplares utilizados nas aulas da universidade.


Para a melhor visualização da morfologia desse animal, é recomendado que o técnico de laboratório o coloque em um

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na questão apresentada, o tema central é a visualização da Taenia solium, um parasita relevante na área de parasitologia, utilizando equipamentos de laboratório. A questão avalia o conhecimento sobre técnicas e instrumentos adequados para observar a morfologia desse helminto.

Alternativa Correta: A - Estereoscópio, com o animal sobre uma placa de Petri. Esta é a escolha correta porque o estereoscópio, também conhecido como lupa estereoscópica, é ideal para a observação de objetos tridimensionais maiores, como a Taenia solium. Com o uso de uma placa de Petri, o espécime pode ser observado em detalhes graças à capacidade desse equipamento de fornecer uma visão em profundidade e uma ampliação moderada, perfeita para exemplares que não necessitam de uma ampliação muito grande. O estereoscópio é amplamente utilizado em laboratórios de ensino para observar a morfologia de parasitas e pequenos animais.

Alternativas Incorretas:

B - Microscópio, com o animal em cima da lamínula. Essa alternativa está incorreta porque o uso de uma lamínula é geralmente associado à preparação de lâminas para microscopia óptica, onde o espécime precisa ser muito pequeno ou cortado em secções finas para uma visualização adequada. A Taenia solium é grande demais para esse tipo de configuração.

C - Estereoscópio, focalizando o animal por meio do manuseio da distância entre as lentes oculares. Embora o estereoscópio seja o equipamento correto, o foco é ajustado na maioria dos casos pela movimentação da base ou pela roda de foco, e não pelo manuseio direto das lentes oculares, o que pode prejudicar a calibragem e aumentar o risco de danos ao equipamento.

D - Microscópio, focalizando o animal inicialmente com a objetiva de 100X. Esta alternativa é incorreta porque a objetiva de 100X é usada para aumentos muito altos, geralmente com imersão em óleo, apropriada para visualizar detalhes microscópicos. A Taenia solium é visível a olho nu ou com baixa ampliação, o que torna essa configuração inadequada.

Para resolver questões como esta, observe atentamente os termos técnicos e a aplicação prática de cada equipamento em contextos laboratoriais. Fique atento a pegadinhas, como o uso inadequado de instrumentos para o objeto de estudo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Entendi foi nada e não têm comentários de professores

A Taenia solium, conhecida como a tênia do porco, é um parasita de tamanho considerável, podendo medir vários metros de comprimento. Por essa característica, não seria adequado ou necessário usar um microscópio de alta magnificação (alternativas B e D), que é mais apropriado para observar detalhes microscópicos em pequenas amostras. Em vez disso, um estereoscópio ou microscópio estereoscópico é a ferramenta ideal para visualizar o espécime com clareza, pois oferece uma visão em três dimensões com menor ampliação, adequada para objetos de maior tamanho. Além disso, a placa de Petri serve como superfície de suporte para o animal durante a observação, permitindo que seja manipulado e observado de diferentes ângulos sem danificar sua estrutura. A alternativa C descreve um ajuste incorreto do estereoscópio, pois a focalização nesse tipo de microscópio é feita através do ajuste do foco e não da distância entre as lentes oculares. Portanto, a alternativa correta é a A, porque sugere o método e equipamento adequados para visualizar a morfologia de um parasita de tamanho macroscópico como a Taenia solium.

Estereoscópico ou lupa binocular é utilizado para observar estruturas maiores.

A Taenia solium é um helminto, parasito multicelular que pode ter de 2 a 8m de comprimento, sendo assim indicado não o uso de microscópio, mas sim da lupa em placa de petri devido o seu tamanho.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo