Uma paciente de 37 anos de idade, IG 41 semanas, foi submeti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2420502 Medicina

Uma paciente de 37 anos de idade, IG 41 semanas, foi submetida a parto cesáreo de alto risco. No segundo dia de internação, evoluiu com hipotonia uterina e sangramento genital volumoso, sendo necessária a realização de histerectomia abdominal total.


Assinale a alternativa que apresenta a cobrança correta do procedimento.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Esta questão aborda os protocolos de cobrança de procedimentos obstétricos no Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente em situações em que a paciente evolui para histerectomia após parto cesáreo devido a complicações como hipotonia uterina com hemorragia severa. Entender esse fluxo é essencial tanto para o cuidado clínico quanto para a regulação e auditoria de sistemas de saúde, funções fundamentais do médico fiscal.

Justificativa da Alternativa Correta (A):

De acordo com o Manual do SIH/SUS (Dez/2004): “Parto seguido de histerectomia dentro das primeiras 24 horas do pós-parto, deverá ser solicitada nova AIH. Se a histerectomia ocorrer durante o mesmo ato anestésico, deverá ser mantido o procedimento já autorizado, cabendo apenas a cobrança da histerectomia como intercorrência...”.

No caso proposto, a histerectomia foi realizada no segundo dia de internação, ou seja, após as primeiras 24 horas do parto. Portanto, é obrigatória a abertura de uma nova AIH (Autorização de Internação Hospitalar) para a cobrança desse procedimento. Isso assegura que os custos extras e os recursos utilizados para o tratamento da complicação sejam remunerados separadamente, em consonância com as normas do SUS.

Análise das Alternativas Incorretas:

B) Incorreta: Sugerir mudança de procedimento e cobrar apenas o procedimento de maior porte é inadequado, pois deixa de remunerar a cesariana. O correto, segundo o SIH/SUS, é abrir nova AIH quando os procedimentos acontecem em momentos distintos, após 24h.

C) Incorreta: Cirurgia sequencial em AIH única só é permitida se os procedimentos forem realizados no mesmo ato cirúrgico/anestésico (intraparto), o que não ocorreu.

D) Incorreta: Cirurgia múltipla se aplica quando ambos procedimentos são feitos na mesma internação e durante o mesmo tempo cirúrgico. O caso refere procedimentos em momentos diferentes, exigindo AIHs distintas.

Dica de Prova: Sempre observe atentamente os tempos dos procedimentos: casos separados por mais de 24h geralmente requerem novas AIHs. Esse detalhe muitas vezes é cobrado em concursos e pode ser fonte de pegadinha!

Referência: Veja orientação literal na página 54 do Manual SIH/SUS, confirmando a resposta. O conhecimento dessas rotinas, além de demonstrar domínio técnico, é fundamental para garantir a correta utilização dos recursos públicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo