A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item....
A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item.
Confiabilidade, usabilidade e portabilidade são atributos de
qualidade de software do modelo para qualidade em uso.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado.
Vamos explorar o conceito abordado pela questão para entender por que a alternativa está incorreta. Quando falamos sobre atributos de qualidade de software, é importante ter em mente que existem diferentes modelos que categorizam esses atributos de maneiras diversas. Um desses modelos é o proposto pela norma ISO/IEC 25010 (antiga ISO/IEC 9126), que substituiu o modelo ISO/IEC 9126 e distingue entre "Qualidade de Produto" e "Qualidade em Uso".
A "Qualidade de Produto" se refere a características internas e externas do software, como manutenibilidade, funcionalidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, e assim por diante. Já a "Qualidade em Uso" foca na experiência do usuário ao interagir com o software, englobando atributos como eficácia, eficiência, satisfação e segurança.
Os atributos mencionados na questão - confiabilidade, usabilidade e portabilidade - são, na verdade, atributos de "Qualidade de Produto". A confiabilidade diz respeito à capacidade do software de manter seu nível de desempenho sob condições especificadas por um determinado período de tempo. A usabilidade se relaciona com o quão fácil e confortável é para o usuário utilizar o software. Por fim, a portabilidade se refere à facilidade com que o software pode ser transferido de um ambiente para outro.
Portanto, a afirmativa estaria correta se dissesse que esses atributos pertencem ao modelo de "Qualidade de Produto" ao invés de "Qualidade em Uso". Por esta razão, a alternativa correta é a Errado (E), pois a questão confunde os conceitos ao atribuir características de qualidade de produto à qualidade em uso.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Temos 4 caracteristicas da QUALIDADE EM USO (NBR ISO/IEC 9126-1):
EFICÁCIA;
PRODUTIVIDADE;
SEGURANÇA;
SATISFAÇÃO;
Não podemos confundir, com os atributos de qualidade da norma em si, que são distribuidos em 6 categorias(Funcionabilidade, Usabilidade, Confiabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade)
Gabarito ERRADO.
"Confiabilidade, usabilidade e portabilidade são atributos de qualidade de software do modelo para qualidade em uso."
Confiabilidade, usabilidade e portabilidade são atributos de qualidade de software do modelo para qualidade interna e externa.
-------- Demais atributos de qualidade interna e externa:
* Funcionalidade;
* Eficiência; e
* Manutenibilidade;
-------- Atributos de qualidade em uso:
* Eficácia;
* Segurança;
* Produtividade; e
* Satisfação
Errado.
Complementando...
5.3 Itens a serem avaliados
Software nunca executa sozinho, mas sempre como parte de um sistema maior, tipicamente formado por outro produto de software com o qual ele tem interfaces, hardware, operadores humanos e fluxo de trabalho. O produto de software completo pode ser avaliado pelos níveis das métricas externas escolhidas. Estas métricas descrevem sua interação com o ambiente e são avaliadas pela observação do software em operação. A qualidade em uso pode ser medida pelo quanto um produto, utilizado por usuários específicos, atende às necessidades desses usuários para que eles atinjam as metas especificadas com eficácia, produtividade, segurança e satisfação. Isto será normalmente complementado por medições de características de qualidade do produto de software mais específicas, as quais são possíveis também em estágios anteriores do processo de desenvolvimento.
6 Modelo de qualidade para qualidade externa e interna
Esta seção define o modelo de qualidade externa e interna. Ele categoriza os atributos de qualidade de software em seis características (funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade) as quais são, por sua vez, subdivididas em subcaracterísticas (figura 4). As subcaracterísticas podem ser medidas por meio de métricas externas e internas.
Norma ISO 9126 - pág. 05 e 06
Hoje não, cespe.
É meio esdruxulo mas assim eu lembro....
Você está em casa jogando PESS (Futebol de video-game)... e a polícia chega na sua casa.
E você diz FUCE...PM, não devo nada...
o seu jogo está em USO, e a polícia vai verificar tudo EXTERNA E INTERNAMENTE para ver se está tudo ok.
No final eles dizem que Qualidade está ok.
LOGO a qualidade...
PESS está em USO.
PRODUTIVIDADE
EFICÁCIA
SEGURANÇA
SATISFAÇÃO
e FUCEPM é externo e interno.
FUNCIONALIDADE
USABILIDADE
CONFIABILIDADE
EFICIÊNCIA
PORTABILIDADE
MANUTENIBILIDADE
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo