Tendo em vista que, ao longo da história, de acordo com a e...
Na ampliação das funções do Estado, a função alocativa deve assegurar o fornecimento de bens públicos, enquanto a função distributiva decorre do reconhecimento de o mercado ser incapaz de conduzir a sociedade a uma estrutura de distribuição de renda que seja considerada justa ou equitativa.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que aborda as funções do Estado, mais especificamente as funções alocativa e distributiva.
A alternativa correta é: C - certo
Para entender por que esta resposta está correta, precisamos compreender algumas teorias econômicas relacionadas ao papel do Estado. No contexto das finanças públicas, o Estado desempenha diversas funções, mas duas delas são destacadas na questão: a função alocativa e a função distributiva.
Função alocativa refere-se à responsabilidade do Estado em garantir a provisão de bens públicos. Esses são bens que, em geral, o mercado não fornece de forma eficiente, como segurança pública, iluminação de ruas e defesa nacional. O Estado intervém para assegurar que esses bens sejam adequadamente alocados na economia, pois eles são essenciais para o bem-estar da sociedade.
Já a função distributiva está relacionada à correção de desigualdades geradas pelo mercado. Muitas vezes, a distribuição de renda resultante do funcionamento do mercado não é justa ou equitativa, levando a desigualdades econômicas e sociais significativas. Neste contexto, o Estado intervém na distribuição de renda por meio de políticas fiscais, como taxação e transferências de renda, para tentar alcançar uma distribuição mais justa e equitativa.
Portanto, na questão apresentada, está correto afirmar que a função alocativa do Estado busca assegurar o fornecimento de bens públicos e que a função distributiva reconhece a incapacidade do mercado em alcançar uma distribuição de renda justas por si só.
Agora, quanto à alternativa E - errado, ela não é válida porque, conforme explicado, a afirmação dada no enunciado está em conformidade com as teorias econômicas sobre as funções do Estado. Tanto a alocação de bens públicos quanto a redistribuição de renda são práticas reconhecidas e justificadas pelas limitações do mercado.
Espero que esta explicação tenha sido clara e tenha ajudado a entender melhor o tema. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
Na ampliação das funções do Estado, a função alocativa se refere ao papel do Estado em assegurar o fornecimento de bens públicos, aqueles que não seriam fornecidos de maneira eficiente pelo mercado devido às suas características de não rivalidade e não exclusão (como segurança pública, defesa nacional, iluminação pública etc.). Já a função distributiva decorre do reconhecimento de que o mercado pode falhar em alcançar uma distribuição de renda que seja considerada justa ou equitativa pela sociedade. Assim, o Estado intervém para redistribuir renda e promover maior equidade social através de políticas fiscais e transferências de renda.
Funções do orçamento:
- Alocativa: prestar serviços à população (Exemplo: o SUS).
- Distributiva: Reduzir as desigualdades regionais.
- Estabilizadora: foco no controle da economia (intervenção no domínio econômico)
GAB. CERTO
Função alocativa - o governo interage na economia para complementar a ação do mercado, quando este não consegue alcançar resultados eficientes. O governo pode fornecer bens públicos ou semi-públicos, como educação e saúde, ou regular as atividades econômicas.
Função distributiva - o governo atua para reduzir as diferenças econômicas e sociais, distribuindo a renda de forma justa na sociedade. O governo pode destinar parte do seu orçamento a programas sociais, como o Bolsa Família e Bolsa Escola.
Função estabilizadora - o governo atua para minimizar os efeitos dos ciclos econômicos, como a oscilação dos níveis de emprego, renda, produto e preços. O governo pode adotar medidas expansionistas em momentos de crise, como reduzir impostos ou a taxa de juros.
Na ampliação das funções do Estado, a função alocativa deve assegurar o fornecimento de bens públicos, enquanto a função distributiva decorre do reconhecimento de o mercado ser incapaz de conduzir a sociedade a uma estrutura de distribuição de renda que seja considerada justa ou equitativa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo