A partir da leitura do texto como um todo, assinale a altern...
Leia o texto abaixo e responda às questões.
Minhas maturidade
Circunspecção, siso, prudência.
Mario Prata
É o que o homem pensa durante anos, enquanto envelhece. Já está perto dos 50 e a pergunta ainda martela. Um dia ele vai amadurecer.
Quando um homem descobre que não é necessário escovar os dentes com tanta rapidez, tenha certeza, ele virou um homem maduro. Só sendo mesmo muito imaturo para escovar os dentes com tanta pressa.
E o amarrar do sapato pode ser mais tranquilo, arrumando-se uma posição menos incômoda, acertando as pontas.
(..)
Não sente culpa de nada. Mas, se sente, sofre como nunca. Mas já é capaz de assistir à sessão da tarde sem a culpa a lhe desviar a atenção.
É um homem mais bonito, não resta a menor dúvida.
Homem maduro não bebe, vai à praia.
Não malha: a malhação denota toda a imaturidade de quem a faz. Curtir o corpo é ligeiramente imaturo.
(...)
Sorri tranquilo quando pensa que a pressa é coisa daqueles imaturos.
O homem maduro gosta de mulheres imaturas. Fazer o quê?
Muda muito de opinião. Essa coisa de ter sempre a mesma opinião ele já foi assim.
(...)
Se ninguém segurar, é capaz do homem maduro ficar com mania de apagar as luzes da casa.
O homem maduro faz palavras cruzadas!
Se você observar bem, ele começa a implicar com horários.
A maturidade faz com que ele não possa mais fazer algumas coisas. Se pega pensando: sou um homem maduro. Um homem maduro não pode fazer isso.
O homem maduro começa, pouco a pouco, a se irritar com as pessoas imaturas.
Depois de um tempo, percebe que está começando é a sentir inveja dos imaturos.
Será que os imaturos são mais felizes?, pensa, enquanto começa a escovar os dentes depressa, mais depressa, mais depressa ainda.
O homem maduro é de uma imaturidade a toda prova.
Meu Deus, o que será de nós, os maduros?
PRATA, Mário. Minhas tudo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda, 2001, pág. 99.
A partir da leitura do texto como um todo, assinale a alternativa que justifica a escolha do título.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Interpretação de texto e função do título. Neste caso, analisa-se a relação entre o título do texto ("Minhas maturidade") e seu conteúdo, considerando conceitos de coesão, autoria e construção de sentido.
Justificativa da alternativa correta (D):
O título “Minhas maturidade” é propositalmente construído fora da norma padrão de concordância nominal, o que chama a atenção do leitor para um aspecto reflexivo: a maturidade não é única, homogênea ou universal, mas sim plural, pessoal e relativa para cada um. No texto, o eu-lírico relata, de maneira irônica e intimista, experiências que sugerem que sua chamada “maturidade” é cheia de contradições, recaídas e dúvidas – sentimentos que podem ser compartilhados por muitos leitores.
Assim, conforme ensinou Evanildo Bechara, o título pode servir como “porta de entrada” para o sentido do texto. Aqui, ao usar o possessivo “minhas”, o narrador se identifica com outros que também reflitam sobre suas próprias maturidades, sinalizando identificação com quem vive experiências semelhantes. O título, portanto, cumpre papel de síntese e convite à empatia, conforme entende também o Manual de Redação da Presidência da República.
Análise das alternativas:
A) Incorreta. O título foge da concordância propositalmente (figura de linguagem, licença poética), não é erro gramatical casual, mas estratégia estilística. Cunha & Cintra abordam que o emprego intencional de desvios normativos pode caracterizar o estilo de autor.
B) Incorreta. O termo “minhas” no título indica envolvimento pessoal, não isenção. O texto inteiro é em tom confessional e subjetivo, contradizendo a ideia de afastamento.
C) Incorreta. O texto não se desenvolve como crise de identidade, mas sim com autocrítica e reflexão, explorando o paradoxo do amadurecimento pelo prisma do humor, não de crise existencial.
D) Correta. O pronome “minhas” aproxima o narrador dos leitores em situação semelhante. O título agrega e inclui; o texto generaliza experiências, apesar do tom pessoal.
Dicas de prova:
Fique atento a títulos incomuns: frequentemente, eles contêm pistas fundamentais sobre o tom e a intenção do texto. Observe o uso de possessivos (“minhas”, “nossas”) e veja se sinalizam inclusão, identificação ou pessoalidade. Não confunda desvios conscientes da norma com erros acidentais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
fui na C
fui na C
também fui de C.
Também fui na C a pessoa claramente estava tendo uma crise de identidade,entre ser maturo ou imaturo,assim entendi
era o imaginável a letra c o texto discorre linhas e mais linhas sobre uma clara crise de identidade de um homem de meia idade .... nada a ver esse gabarito
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo