A Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência ...
(__)O pacto visa formalizar as responsabilidades dos entes federados para o aprimoramento da gestão, do financiamento, dos serviços, programas e benefícios, qualificando a implementação do SUAS.
(__)Uma das prioridades nacionais do Pacto de Aprimoramento é a reordenação e qualificação dos serviços socioassistenciais, buscando a padronização e a melhoria da qualidade em todo o território nacional.
(__)A adesão ao pacto é facultativa e sua não realização impede o repasse de recursos do cofinanciamento federal para o município ou estado.
(__)O monitoramento do cumprimento das metas pactuadas é realizado por meio de sistemas de informação e relatórios de gestão, sendo um instrumento de acompanhamento e não de punição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O ponto decisivo era identificar que o pacto é o mecanismo de fixação de metas e prioridades e de acompanhamento do aprimoramento do SUAS, enquanto a assertiva 3 introduz faculdade de adesão e bloqueio automático de repasse sem amparo nos dispositivos centrais indicados na base. Isso conduz à sequência V, V, F, V.
- Quando a questão cobrar o Pacto de Aprimoramento, procure na NOB os eixos normativos centrais: metas, prioridades, planejamento, acompanhamento e avaliação.
- Se a alternativa trouxer sanção automática ou bloqueio de repasse, confirme se a norma realmente prevê essa consequência expressamente; sem previsão, a tendência é a assertiva estar errada.
- Nem toda assertiva correta será literal: se a redação traduz compromissos interfederativos e indução do aprimoramento de gestão e oferta, ela pode ser verdadeira por compatibilidade sistemática.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: A
A NOB-SUAS/2012 extinguiu o antigo modelo de "habilitação" (onde os municípios precisavam provar que estavam aptos a gerir a assistência social). No lugar, entrou o Pacto de Aprimoramento da Gestão. Embora a assinatura do pacto seja um ato de adesão formal pelos estados e municípios, ela não é um ato meramente opcional (facultativo) se o ente deseja participar do sistema nacional. Ela é uma condição obrigatória para a continuidade da cooperação técnica e financeira.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo