Um Engenheiro Florestal controla a produção de mudas em 5 vi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3292709 Noções de Informática
Um Engenheiro Florestal controla a produção de mudas em 5 viveiros diferentes, com as quantidades mensais de cada viveiro registradas nas células B1 até B5. Para exibir na célula B6 a soma dessas quantidades com duas casas decimais, qual fórmula deve ser utilizada no Microsoft Excel? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - =ARREDONDAR(SOMA(B1:B5);2)

Explicação do Tema Central:

A questão aborda o uso de fórmulas no Microsoft Excel, especificamente para realizar a soma de valores e formatar o resultado com duas casas decimais. Esse tipo de habilidade é essencial para quem trabalha com planilhas eletrônicas, pois permite manipular e apresentar dados de maneira precisa e compreensível.

Resumo Teórico:

No Excel, a função =SOMA(intervalo) é utilizada para somar um conjunto de células. Já a função =ARREDONDAR(número; num_dígitos) arredonda um número para um determinado número de casas decimais. No caso da questão, a soma dos valores nas células B1 até B5 precisa ser arredondada para duas casas decimais.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa C é correta porque combina as duas funções necessárias para resolver a questão. Primeiro, a função SOMA(B1:B5) calcula a soma dos valores nas células B1 a B5. Depois, a função ARREDONDAR(...;2) é aplicada ao resultado para garantir que a soma seja exibida com duas casas decimais.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - =ARREDONDAR(B1:B5;2): Essa função tenta arredondar um intervalo de células, o que não é funcional, pois ARREDONDAR é aplicada sobre um único número, não sobre um intervalo.
  • B - =SOMA(B1:B5;2): A função SOMA não possui um segundo argumento para arredondamento. O número "2" é desnecessário e não cumprirá o objetivo de arredondar o resultado.
  • D - =TRUNCAR(SOMA(B1:B5);2): A função TRUNCAR remove as casas decimais sem arredondar, o que pode levar a imprecisões ao apresentar resultados financeiros ou estatísticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

=ARREDONDAR(SOMA(B1:B5);2) 

o nome da função não é =ARRED?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo