Apesar do Brasil ter registrado crescimento do Produto Inte...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na questão proposta, o aluno é convidado a analisar como questões ambientais podem impactar a economia do Brasil em 2022, especialmente no contexto do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Alternativa correta: B - a crise hídrica e possível racionamento de energia.
A crise hídrica é um problema significativo no Brasil, devido à dependência do país em relação à energia hidrelétrica. Quando o nível dos reservatórios cai, a geração de energia pode ser comprometida, levando a um possível racionamento de energia. Isso afeta diretamente a economia, pois a disponibilidade e o custo da energia influenciam a produção industrial, o custo de vida e, portanto, o crescimento econômico. Fontes como o site da ANEEL podem oferecer insights sobre a situação energética no Brasil.
Análise das alternativas incorretas:
A - a retirada do Brasil do Acordo de Paris. O Brasil não foi retirado do Acordo de Paris em 2022. Este acordo é um compromisso internacional para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A saída do acordo traria implicações ambientais e diplomáticas, mas não está relacionada à questão.
C - a expansão das áreas de preservação ambiental. Embora a preservação ambiental possa gerar discussões sobre o uso da terra para a agricultura, a questão específica não é uma preocupação econômica direta no contexto do PIB em 2022.
D - o uso de fontes de energia renovável. A expansão das energias renováveis, como solar e eólica, é geralmente vista como um fator positivo para a economia, sendo uma solução sustentável para a crise hídrica e não um problema.
E - a redução do desmatamento de áreas destinadas ao plantio de pastagens. Reduzir o desmatamento pode ter impactos econômicos, mas é uma meta ambiental positiva e não diretamente uma preocupação econômica no contexto da questão. No longo prazo, a preservação pode até favorecer o crescimento sustentável.
Para resolver a questão, é importante observar palavras-chave como “crise hídrica” e “racionamento de energia”, que são preocupações atuais reconhecidas nas notícias e no planejamento econômico. Ao interpretar enunciados, identifique cenários que já são discutidos amplamente na mídia e nos estudos sobre economia ambiental.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
GABARITO: LETRA B
Economistas acreditam que questões ambientais, como crise hídrica e possível racionamento de energia, podem prejudicar a economia brasileira.
LETRA - B
Economia e crise hídrica
- Existem, é claro, alguns setores mais negativamente impactados, como o agronegócio e o setor de energia. O agronegócio é a indústria que mais consome água no Brasil. Por esse motivo, a escassez hídrica interfere diretamente na produção de alimentos.
- fonte;https://www.neowater.com.br/
PIB 2022 - cresceu 2,9% (acumulado)
PIB 2023 - estimativa de crescimento de 1% (24/04/23)
PIB 2024 - tendência de crescimento de 1,41%
https://www.poder360.com.br/brasil/mercado-volta-a-subir-previsao-de-crescimento-do-pib-em-2023/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo