Foi lançado no fim do ano passado (2019) [...] o aplicativo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1827340 História e Geografia de Estados e Municípios


Foi lançado no fim do ano passado (2019) [...] o aplicativo “Udi sem Dengue” [...]. A ferramenta é um novo aliado da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, pois permite uma interação direta com a equipe do Programa de Controle da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

“Neste conceito de colaboração, a comunidade torna-se uma agente de saúde.Após o cadastro por meio do CPF, cada morador poderá fazer solicitações, tanto em área residencial quanto pública.Aajuda da população sempre foi fundamental para nós, seja abrindo a porta da sua casa para nossa equipe nas visitas domiciliares ou entrando em contato com a gente por telefone. Com o aplicativo, essa comunicação será mais rápida e eficaz. Temos uma equipe própria que filtrará as demandas e direcionará para o setor responsável de acordo com cada situação”.

Disponível em:<https://www.uberlandia.mg.gov.br/

2020/01/27/aplicativo-udi-sem-dengue-contribui-para-

o-combate-ao-aedes/>. Acesso em: 27 jan. 2020 (Adaptação).


A utilização de aplicativos, como o “Udi sem dengue” de Uberlândia, permite

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

Tema central da questão: O tema aborda o uso de tecnologia (aplicativos) como ferramenta para potencializar a participação social e agilizar o combate à dengue no município de Uberlândia/MG. A questão relaciona a importância da comunicação entre população e órgãos públicos na área de saúde, especialmente no enfrentamento de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Resumo teórico: O enfrentamento de epidemias como a dengue exige ações intersetoriais e participação ativa da população. A comunicação eficiente entre comunidade e órgãos de saúde é essencial para identificar rapidamente focos do mosquito e adotar medidas preventivas, conforme orientam o Ministério da Saúde e as diretrizes do SUS (Lei nº 8.080/1990).

Justificativa da alternativa D:
A alternativa D está correta pois resume com precisão a ideia central do texto: tornar mais ágil o combate à dengue tanto pela transmissão de informações dos cidadãos aos agentes públicos, quanto pelo retorno dessas informações aos usuários. O aplicativo facilita e acelera a comunicação, tornando a atuação mais eficiente e colaborativa.

Análise das alternativas incorretas:

A) Incorreta. O aplicativo não transforma os moradores em agentes de saúde pública nem prevê formação técnica; ele apenas permite que informem focos e situações suspeitas.

B) Incorreta. A alternativa sugere que os agentes controlariam tudo à distância, o que não é verdade: a atuação prática depende das ações presenciais dos agentes.

C) Incorreta. Embora o app otimize a comunicação, não substitui totalmente outros canais (como o telefone); eles continuam sendo importantes, especialmente para quem não tem acesso à tecnologia.

Estratégia de interpretação: Atente sempre à função do aplicativo mencionada no texto — ele facilita e agiliza a comunicação, não substitui nem forma agentes, nem elimina outros meios de contato.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo