O transtorno psicológico que apresenta ligação e proximidad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: FUNPAPA Prova: AOCP - 2018 - FUNPAPA - Terapeuta ocupacional |
Q1101572 Terapia Ocupacional
O transtorno psicológico que apresenta ligação e proximidade comportamental com ataques de pânico é conhecido por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E – agorafobia.

1. Tema central da questão:

Esta questão aborda o relacionamento entre transtornos de ansiedade, especificamente ataques de pânico, e outros transtornos psicológicos. O conhecimento fundamental para resolvê-la está em compreender quais quadros psiquiátricos apresentam sintomas ou características semelhantes ao ataque de pânico.

2. Resumo teórico:

O ataque de pânico é uma manifestação aguda e intensa de ansiedade, com sintomas físicos (palpitação, sudorese, falta de ar) e medo intenso de perder o controle, enlouquecer ou morrer. Quando recorrentes e associados à preocupação em ter novos ataques, falamos em transtorno do pânico.

A agorafobia é caracterizada pelo medo ou ansiedade de estar em locais ou situações em que escapar pode ser difícil ou onde não haveria ajuda disponível em caso de um ataque de pânico ou sintomas semelhantes. Muitas pessoas que sofrem de transtorno do pânico desenvolvem agorafobia por temor dos sintomas em público.

Fontes: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, APA, 2014).

3. Justificativa da alternativa correta:

A alternativa E – agorafobia é a correta porque existe uma relação direta e frequente entre ataques de pânico e o desenvolvimento de agorafobia, sendo comum a coocorrência dos dois transtornos. A pessoa evita lugares por medo de apresentar sintomas, o que evidencia a proximidade comportamental.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A – esquizofrenia: Não apresenta relação comportamental próxima com ataques de pânico. Trata-se de um transtorno psicótico, com sintomas como delírios, alucinações e desorganização do pensamento, e não de crises agudas de ansiedade (DSM-5).
  • B – TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador): Relaciona-se a comportamentos desafiadores em crianças/adolescentes, não a ansiedade ou ataques de pânico.
  • C – narcisismo: Refere-se a padrões de grandiosidade e necessidade de admiração, não apresentando sintomas ansiosos ou ataques de pânico como característica central.
  • D – psicopatia: Caracteriza-se por padrões de insensibilidade, manipulação e ausência de culpa, não tendo relação direta com ataques de pânico.

5. Estratégias de interpretação:

Quando a questão pede sobre “ligação e proximidade comportamental” com ataques de pânico, é importante pensar em transtornos de ansiedade ou situações onde o medo de ter ataques influencia o comportamento. Descarte automaticamente transtornos sem associação ansiosa clara (como psicose, transtornos de personalidade antissocial ou opositivo-desafiador).

Dica de ouro: em provas de concursos, atente-se a termos técnicos e à descrição comportamental, eliminando opções que não se encaixam no quadro ansioso!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é: E) agorafobia.

A agorafobia é um transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo intenso e persistente de lugares ou situações dos quais escapar seria difícil ou embaraçoso, ou nos quais a ajuda pode não estar disponível em caso de desenvolver sintomas de pânico ou de outra condição embaraçosa ou incapacitante.

A relação entre agorafobia e transtorno de pânico é forte e complexa:

  • Ataques de pânico: Muitas pessoas com agorafobia experimentam ataques de pânico, que são a manifestação mais aguda da ansiedade. Esses ataques podem ser desencadeados pela antecipação de estar em uma situação temida.
  • Evitação: Pessoas com agorafobia tendem a evitar lugares e situações que provocam ansiedade, como lugares abertos, transportes públicos, filas ou multidões. Essa evitação é uma forma de tentar prevenir ataques de pânico.
  • Círculo vicioso: A evitação reforça o medo e a ansiedade, pois a pessoa não tem a oportunidade de aprender que suas preocupações são infundadas. Isso pode levar a um círculo vicioso, em que o medo gera mais medo e a pessoa se torna cada vez mais limitada em suas atividades.

Em resumo:

A agorafobia e o transtorno de pânico estão frequentemente associados. A pessoa com agorafobia teme ter um ataque de pânico em lugares ou situações específicos, o que a leva a evitar esses locais e a ter sua vida significativamente limitada.

  • Esquizofrenia: É um transtorno psicótico grave, com sintomas como alucinações, delírios e pensamento desorganizado.
  • TOD (Transtorno Opositivo Desafiante): Caracterizado por um padrão de comportamento negativista, hostil e desafiador.
  • Narcisismo: Caracterizado por um padrão grandioso de autopercepção, necessidade de admiração e falta de empatia.
  • Psicopatia: Caracterizada por um padrão persistente de desrespeito e violação dos direitos dos outros.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo