Em órgãos públicos como o TJCE, em que o recrutamento e a se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q126814 Gestão de Pessoas
Julgue os itens subseqüentes, acerca da administração de pessoal
e recursos humanos.

Em órgãos públicos como o TJCE, em que o recrutamento e a seleção para cargos efetivos incluem o concurso público, os gestores de recursos humanos devem direcionar a estruturação do processo seletivo, objetivando selecionar os candidatos com as competências necessárias à organização.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Certo

Tema central da questão: O foco aqui é o processo de recrutamento e seleção em órgãos públicos, em especial como o gestor de RH deve agir para garantir que os aprovados no concurso público estejam alinhados com as necessidades da organização.

Resumo teórico: O recrutamento é a etapa em que a organização busca atrair candidatos; a seleção é o momento de escolher, entre esses, os mais adequados para o cargo. Em órgãos públicos, como o TJCE, o acesso a cargos efetivos é feito por meio de concurso público, conforme previsto no art. 37, II, da Constituição Federal.

Apesar de o concurso público garantir isonomia e transparência, cabe ao setor de RH estruturar o processo seletivo para que as competências exigidas no edital estejam de acordo com as necessidades reais do órgão. Ou seja, a escolha dos conteúdos, das provas, e dos critérios de avaliação deve considerar as competências necessárias ao desempenho efetivo das funções.

Fonte de referência: Constituição Federal (art. 37, II); Gestão de Pessoas (CHIAVENATO); e as boas práticas de concursos públicos no setor público.

Justificativa da alternativa correta: A afirmação está correta pois, mesmo nos concursos públicos, é responsabilidade do RH ajudar a definir o perfil do cargo e estruturar o processo seletivo de modo que os melhores candidatos sejam selecionados. Isso garante que o órgão público atue com eficiência, contratando pessoas alinhadas às exigências do cargo e da instituição.

Estratégia para provas: Atenção a palavras-chave como “competências necessárias” e “estruturação do processo seletivo”. Elas indicam que a preocupação vai além da legalidade do concurso, abrangendo também a efetividade da seleção.

Resumo final: O RH deve, sim, planejar e direcionar o concurso público para garantir a seleção de candidatos compatíveis com as demandas da instituição. Isso reforça a importância da gestão estratégica de pessoas mesmo no setor público.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo