“Para ela, o tédio não surge da falta de estímulos, mas do ...
Os termos sublinhados, respectivamente, exercem as funções sintáticas de:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: A distinção decisiva é entre objeto indireto e complemento nominal: objeto indireto é termo preposicionado exigido por verbo, locução verbal ou, em construções cristalizadas, por palavra de valor relacional; complemento nominal é termo preposicionado que completa o sentido de nome, adjetivo ou advérbio. Na leitura adotada pela banca, em “Além do cuidado com a mente”, o segmento preposicionado é regido por “além”, motivo pelo qual foi enquadrado como objeto indireto; em “do enfrentamento do vazio”, “do vazio” completa o sentido do nome de ação “enfrentamento”, caracterizando complemento nominal. Essa combinação mantém a alternativa D.
- Em substantivo abstrato de ação, verifique se o termo preposicionado completa o nome; se completar, tende a ser complemento nominal.
- Não classifique automaticamente como adjunto adnominal todo termo preposicionado ligado a substantivo.
- Quando a banca adotar leitura específica de construção relacional, siga a chave de correção para resolver a alternativa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito está errado, a resposta correta é a A.
GABARITO D
> "Do enfrentamento"
O tédio não surge do enfrentamento. Então "do enfrentamento" está complementando um verbo (surge), e não um nome, por preposição, então só pode ser objeto indireto. Quem surge, surge de ...
Alguns gramáticos modernos classificam como adjunto adverbial de origem, mas, pela regência do verbo, a função de complemento é a mais aceita.
> "Do vazio"
Complementa "Do enfrentamento", que é um substantivo abstrato.
O "vazio" não "enfrenta" nada; ele "é enfrentado". Como o termo tem sentido passivo (sofre a ação de ser enfrentado), ele é obrigatoriamente um Complemento Nominal.
Gabarito: D
Existe paralelismo sintático, por isso a expressão preposicionada "do enfrentamento do vazio" é um objeto indireto, assim como "da falta de estímulos" a expressão preposicionada mais próximas do verbo "surgir".
"Do vazio" é um complemento nominal, que faz complemento à expressão enfrentamento.
Elaboração sobre paralelismo, segundo Gemini:
As conjunções coordenativas (como o "mas") servem como um "espelho" ou uma ponte entre termos de mesma hierarquia.
Na frase: "O tédio não surge [da falta de estímulos], mas [do enfrentamento do vazio]", o "mas" está ligando dois blocos que completam o mesmo verbo.
- O tédio não surge disso...
- ...mas surge daquilo.
Ambos os blocos são Objetos Indiretos do verbo "surgir". O fato de haver uma conjunção no meio não muda a natureza da relação com o verbo; ela apenas introduz uma ideia de oposição entre dois complementos que possuem a mesma função."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo