Em relação ao beneficiamento das sementes, em especial, da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2510888 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação ao beneficiamento das sementes, em especial, da extração de sementes dos frutos, relacione o tipo de fruto ao correto procedimento de extração utilizado.

1. Frutos serotinosos (cones, cápsulas e frutos secos).
2. Frutos secos deiscentes (vagens deiscentes, cápsulas e cones).
3. Frutos secos indeiscentes (vagens indeiscentes de Acacianilotica e Acaciasiberiana).
4. Frutos carnosos com polpa muito fina (Vitexspp. e Ziziphus spp.).

( ) Secagem e imersão. Maceração e lavagem. ( ) Secagem e peneiragem. ( ) Aquecimento em estufa. ( ) Secagem e debulha.


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - 4 – 2 – 1 – 3.

1. Tema Central da Questão

Esta questão aborda a relação entre o tipo de fruto agrícola e o procedimento mais adequado para a extração de sementes. Conhecer essas técnicas é fundamental na tecnologia e produção de sementes, pois o método correto garante a integridade e a viabilidade das sementes, impactando diretamente a produção agrícola. Esse conhecimento é baseado em manuais clássicos, como o Manual de Análise de Sementes do MAPA e literatura como Carvalho & Nakagawa (2000).

2. Resumo Teórico

Frutos carnosos com polpa fina (ex.: Vitex spp.) requerem maceração e lavagem para separar sementes da polpa.

Frutos secos deiscentes (vagens deiscentes, cápsulas) liberam sementes ao abrir. Portanto, utiliza-se secagem e debulha para favorecer a abertura dos frutos.

Frutos serotinosos (cones, cápsulas) exigem aquecimento em estufa para abrir e liberar sementes.

Frutos secos indeiscentes (vagens de Acacia) não abrem naturalmente; assim, emprega-se secagem e peneiragem para separar sementes do restante.

3. Justificativa da Alternativa Correta (C)

A alternativa C associa os procedimentos assim:

  • 4. Frutos carnosos com polpa fina → Secagem e imersão. Maceração e lavagem.
  • 2. Frutos secos deiscentes → Secagem e debulha.
  • 1. Frutos serotinosos → Aquecimento em estufa.
  • 3. Frutos secos indeiscentes → Secagem e peneiragem.

Portanto, a alternativa C está correta pois segue a ordem dos procedimentos recomendados na literatura citada.

4. Análise das Alternativas Incorretas

  • A, B, D, E: Todas apresentam mistura inadequada entre tipos de frutos e processos, o que pode comprometer a extração, provocando perda de sementes ou danos.
  • Por exemplo, usar aquecimento em frutos secos indeiscentes é ineficaz, e maceração em frutos secos pode não liberar as sementes corretamente.

5. Estratégias de Resolução

Leia com atenção a descrição dos frutos; identifique palavras-chave como “carnoso”, “seco”, “indehiscente” ou “deiscente”. Lembre que cada grupo de fruto exige um procedimento específico para garantir eficiência e qualidade na extração. Fique atento a pegadinhas que trocam procedimentos semelhantes, mas específicos para cada tipo de fruto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Rever: Frutos serotinosos, secos deiscentes, indeiscentes e carnosos com polpa muito fina.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo