A interação fármaco-nutriente pode modificar a eficácia, a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4417231 Farmácia
A interação fármaco-nutriente pode modificar a eficácia, a segurança ou a disponibilidade do fármaco ou do nutriente. Um paciente inicia tratamento com determinado medicamento de administração oral. O farmacêutico identifica que o fármaco apresenta absorção influenciada pela alimentação. Considerado os mecanismos envolvidos nas interações entre alimentos e medicamentos, analise as afirmativas a seguir:

I.A presença de alimentos pode modificar a velocidade de esvaziamento gástrico e, consequentemente, alterar a velocidade de chegada do fármaco ao intestino.
II.Componentes alimentares podem alterar o pH gastrointestinal e modificar a dissolução ou ionização de determinados fármacos.
III.Alguns nutrientes ou componentes da dieta podem formar complexos com medicamentos, reduzindo sua fração disponível para absorção.
IV.Toda alteração da absorção causada por alimentos necessariamente reduz a biodisponibilidade total do medicamento.

É correto o que se apresenta em: 
Alternativas