De acordo com o texto, é uma característica da SPI:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q770105 Português
A síndrome das pernas inquietas
A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.
FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
De acordo com o texto, é uma característica da SPI:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Para responder corretamente a esta questão, precisamos focar na interpretação de texto. O enunciado pede uma característica específica da Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), conforme descrito no texto fornecido.

Alternativa C é a correta: "Localização bem delimitada dos sintomas da síndrome, pois eles ocorrem na mesma região". O texto destaca que os sintomas são sentidos principalmente "do joelho para baixo", indicando uma área específica, o que justifica a escolha dessa resposta.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • Alternativa A: "Insônia, devido ao desconforto das pernas e aos movimentos involuntários". Embora a insônia possa ser um efeito indireto devido ao desconforto, o texto não afirma isso como uma característica direta da SPI.
  • Alternativa B: "Dor, por causa do ardor que acomete os membros inferiores". O texto menciona sintomas como dor e ardor, mas não se concentra apenas na dor como característica principal da SPI.
  • Alternativa D: "Curabilidade, posto que já existem medicamentos para erradicar a síndrome". O texto menciona que não há cura, apenas tratamentos para amenizar sintomas, tornando essa alternativa incorreta.

Para resolver questões de interpretação de texto, uma estratégia eficaz é procurar palavras-chave e elementos de coesão que conectem as informações. Note como o texto se organiza em torno dos sintomas e tratamentos, o que facilita a identificação das características discutidas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ela nao causa insônia. Não possui cura, aliás não há nem prevenção. E a dor nas pernas não é característica é sim causa. É característica balançar os membros inferiores. Letra c

O erro da b não está no fato da dor não ser uma característica. A dor é certamente uma característica. Ao contrário do que afirma o colega, A dor também não é uma causa, é um sintoma, conforme o texto.

O erro da "b" está ao dizer que a dor é causada pelo ardor. Mas no texto não há esta informação.

Tanto a dor como o ardor são consequências sintomáticas, por isso a B está incorreta. A alternativa C justifica-se pela  característica de dor localizada, neste caso, nos membros inferiores.

A dor e o ardor são duas características sintomáticas dessa doença. Não é o ardor que causa a dor, como afirma a alternativa b.

JÁ SAQUEI ESSA BANCA, POIS SEMPRE A GALERA FICA EM DUAS ALTERNATIVAS... SEGUINTE, QUANDO FICAR EM DÚVIDA FIQUE COM A QUE VOCÊ ACHA QUE ESTÁ ERRADA A SEUS OLHOS QUE VOCÊ ACERTA....Fiz isso em TODAS as questões de português dela e acertei vai por mim....

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo