Assinale a alternativa que apresenta a palavra onde o hífen...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Ortografia – Uso do hífen com prefixos. Esta questão exige domínio das regras ortográficas do Novo Acordo Ortográfico, em especial a aplicação do hífen na formação de palavras compostas por prefixação.
Justificativa da alternativa correta (C – anti-inflamatório):
Pela norma-padrão, usa-se o hífen quando o prefixo termina com vogal e o segundo elemento inicia com a mesma vogal (Evanildo Bechara, Moderna Gramática Portuguesa). No caso de anti-inflamatório, o prefixo “anti-” termina com i e o segundo elemento começa também com i. Portanto, o hífen está corretamente empregado.
Regra: "Usa-se o hífen se o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal" (Manual de Redação da Presidência da República).
Exemplo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação.
Análise das alternativas incorretas:
A) extra-escolar:
Não há hífen quando o prefixo termina em vogal e o próximo elemento começa com vogal diferente.
Forma correta: extraescolar.
B) extra-oficial:
Mesma regra da alternativa anterior. Prefixo termina em vogal, e “oficial” inicia com vogal diferente.
Forma correta: extraoficial.
D) contra-razões:
Quando o segundo elemento inicia com “r” ou “s”, não se utiliza o hífen: duplica-se a consoante.
Forma correta: contrarrazões.
E) semi-árido:
Prefixo termina com vogal, segmento seguinte inicia com vogal diferente.
Forma correta: semiárido.
Pontos de atenção e dicas de prova:
Muitos candidatos erram por analogia inadequada ou por memorização equivocada das antigas regras. Atenção especial à duplicação de “r” e “s” e à identidade de vogais.
Ao se deparar com prefixos (anti-, extra-, semi-, contra-), pergunte: “A vogal é igual à última do prefixo?” Se sim, hífen. Se não, sem hífen.
Resumo: A alternativa correta é C) anti-inflamatório, pois respeita o critério principal do hífen conforme o Novo Acordo. As demais alternativas não seguem as regras atuais de ortografia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: C
✓ O prefixo anti é utilizado na língua portuguesa para indicar oposição a algo. Somente é separado do segundo elemento por hífen nos casos em que este inicia por "i" ou "h". Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Nos demais casos, quando o segundo elemento inicia por outras consoantes ou vogais, não há hífen.
➥ Anti-inflamátorio (=correto).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Nos prefixos anti quando seguidos de vogais iguais ( no caso o I) deve ser usado o hífen, tal qual a questão trouxe: anti-inflamatório
Para responder corretamente, é preciso respeitar as novas regras de ortografia. O próprio enunciado nos orienta a considerar o Novo Acordo Ortográfico. Este, salienta-se, passou a vigorar obrigatoriamente, no Brasil, a partir de 2016. Portanto, desde o referido ano, todas as palavras, quando a situação requerer, devem ser analisadas sob o império das bases do Acordo. Inspecionemos item a item:
a) extra-escolar.
Incorreto. O prefixo "extra-" funde-se com o elemento seguinte, porque este se inicia com vogal diferente da que termina o prefixo. Correção: "extraescolar";
b) extra-oficial.
Incorreto. O prefixo "extra-" funde-se com o elemento seguinte, porque este se inicia com vogal diferente da que termina o prefixo. Correção: "extraoficial";
c) anti-inflamatório.
Correto. O prefixo "anti-" não se funde com o elemento seguinte quando este se iniciar com vogal igual à que termina o prefixo;
d) contra-razões.
Incorreto. O prefixo "contra-" funde-se com o elemento seguinte, porque este se inicia com consoante diferente de "-h". Por ser a letra "r", deve-se dobrá-la. O mesmo procederia se se tratasse da letra "s". Correção: "contrarrazões";
e) semi-árido.
Incorreto. O prefixo "semi-" funde-se com o elemento seguinte, porque este se inicia com vogal diferente de "-i". Correção: "semiárido".
Letra C
Assertiva C
anti-inflamatório.
não precisa desse sofrimento todo.
Os iguais se repelem e os diferentes se atraem".
Olhe para as assertivas e marque a que tem vogais idênticas.
A) extra-escolar. B) extra-oficial.C) anti-inflamatório.D) contra-razões.
E) semi-árido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo