Escolar, sexo masculino, 8 anos, é trazido pelos pais à
consulta de puericultura com queixas de queda no rendimento escolar, dificuldade de concentração e inquietude na sala de aula nos últimos 6 meses. Os pais, preocupados e influenciados por informações na internet,
sugerem que o problema seja neurológico e pedem um
diagnóstico preciso e medicação para a escola. A criança, por sua vez, relata sentir-se cansada e sem vontade
de ir à escola ultimamente. O exame físico é completamente normal.
Considerando o conceito de prevenção quaternária,
qual a conduta inicial correta que o pediatra deve adotar
nesse caso?