É correto afirmar que o sistema de informação do Sistema Úni...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: O elemento decisivo era identificar, no enunciado, uma finalidade específica de sistema de informação do SUS. A alternativa C faz essa associação de modo direto ao SISVAN, que subsidia o monitoramento das ações de vigilância alimentar e nutricional; por isso, é a correta.
- Se a alternativa descreve gestão, análise ou organização assistencial, verifique se isso é uso da informação, e não função do sistema.
- Prefira a opção que corresponda a uma finalidade técnica reconhecida de um sistema específico do SUS.
- Em itens sobre APS/e-SUS, diferencie sistema, componente e instrumento de coleta antes de marcar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão: Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB/e-SUS APS)
O gabarito é a alternativa C.
A) Realiza o matriciamento do território.
Incorreta. O matriciamento é uma estratégia de apoio entre equipes de saúde para qualificar o cuidado. Não é uma função do sistema de informação.
B) Analisa criticamente os dados para intervenção no território.
Incorreta. O sistema registra, organiza e disponibiliza os dados. A análise crítica e a tomada de decisões são realizadas pelos profissionais e gestores de saúde.
✅ C) Possibilita o monitoramento das ações de vigilância nutricional e alimentar.
Correta. O SISAB permite registrar e acompanhar informações relacionadas ao estado nutricional da população, auxiliando no monitoramento das ações de vigilância alimentar e nutricional.
D) Gera os dados da atenção básica para análise e planejamento estratégico nacional.
Incorreta. Os dados não são gerados pelo sistema, mas sim pelos profissionais durante os atendimentos. O sistema apenas registra, processa e disponibiliza essas informações.
E) Engloba o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), o qual coleta dados por meio de fichas de atendimento individual e ficha complementar.
Incorreta. O PEC faz parte do e-SUS APS, porém a coleta de dados por fichas é característica principalmente do módulo CDS (Coleta de Dados Simplificada), e não do PEC.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo