Pode-se entender por aterramento elétrico a ligação elétrica...
Dadas as afirmativas quanto aos esquemas de aterramento elétrico em circuitos de baixa tensão,
I. O esquema IT é usado em instalações em que haja custos excessivos ou até mesmo risco de morte se houver um desligamento dos circuitos devido a uma sobrecorrente. Alguns tipos de indústria e de hospitais fazem uso desse esquema de aterramento que usa para limitar as correntes de curto-circuito uma impedância de valor elevado para o aterramento do neutro ou até mesmo o isolamento total do neutro para a terra.
II. Antes de o novo padrão de tomadas ser instituído, a maioria das instalações elétricas residenciais tinha tomadas de 2 (dois) pinos e o aterramento das massas dos equipamentos era realizado de forma local, prioritariamente em equipamentos como máquinas de lavar, chuveiros elétricos e geladeiras. Esse tipo de esquema de aterramento era o TT.
III. Com o novo padrão de tomadas, veio a obrigatoriedade da chegada no neutro em todas as tomadas das casas. O esquema de aterramento foi alterado para o TN-S que, igualmente ao TT, tem o neutro diretamente aterrado, mas, diferentemente do TT, com todas as cargas aterradas no mesmo eletrodo em que foi aterrado o neutro.
verifica-se que está/ão correta/s