São tipos de cistos e tumores odontogênicos, exceto:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: O critério que resolve a questão é a origem tecidual da lesão: o enunciado pede a exceção entre cistos e tumores odontogênicos, portanto deve ser excluída a alternativa que não deriva do epitélio odontogênico, ectomesênquima odontogênico ou seus remanescentes; por isso o osteossarcoma, que é neoplasia maligna primária do osso com produção de osteoide e não tem origem odontogênica, é o gabarito.
- Quando o enunciado falar em lesões odontogênicas, decida pela origem no aparelho odontogênico, não pelo fato de ocorrer em maxila ou mandíbula.
- Se a alternativa for uma neoplasia óssea primária formadora de osteoide, ela não entra como lesão odontogênica.
- Em itens com queratocisto, a controvérsia histórica de classificação não muda o essencial para prova: ele permanece lesão odontogênica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo