Leia o excerto a seguir: "Se não existisse o livre-arbítrio...
"Se não existisse o livre-arbítrio da vontade, não haveria justiça em premiar os bons nem em punir os maus. Pois o pecado não seria evitável, nem a ação boa poderia ser atribuída ao homem. Assim, é pela vontade livre que o homem se afasta do bem supremo e se volta para bens inferiores."
(Santo Agostinho. O Livre-Arbítrio. Adaptado.)
A partir do excerto e da filosofia agostiniana, assinale a alternativa correta: