Um setor público recebeu a seguinte demanda: informar forma...
Um setor público recebeu a seguinte demanda: informar formalmente a uma instituição externa sobre a alteração no cronograma de entregas de materiais essenciais para a continuidade dos serviços. A equipe responsável está decidindo qual documento utilizar para essa comunicação. Considerando a rotina administrativa e as normas de redação oficial, analise as afirmativas abaixo:
I.O ofício é o documento adequado para comunicar oficialmente essa alteração à instituição externa, pois é formal e tem valor jurídico.
II.O ofício deve ser redigido em linguagem clara, objetiva e respeitando a estrutura padrão prevista no manual de redação oficial.
III.Para comunicações internas, o uso do ofício é obrigatório, pois mantém o registro formal e a hierarquia administrativa.
IV.O ofício pode ser usado para solicitar informações, encaminhar documentos e informar decisões oficiais entre órgãos públicos ou entre o órgão público e terceiros.
Está correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D – Apenas I, II e IV estão corretas.
Tema central: Esta questão aborda o Padrão Ofício na redação oficial, tema recorrente em concursos públicos. O foco é o uso adequado do ofício para comunicação formal, sua estrutura e seu contexto de aplicação.
Resumo teórico: O ofício é o principal documento de comunicação formal entre órgãos públicos e entre o poder público e particulares. Conforme o Manual de Redação da Presidência da República (atualizado em 2018), o ofício serve para informar, solicitar, encaminhar ou comunicar decisões oficiais. Deve atender a linguagem clara, objetiva e impessoal, seguindo estrutura padrão: identificação do órgão, assunto, destinatário, texto e assinatura.
Análise das afirmativas:
I. Correta. O ofício realmente é o documento adequado para comunicação formal externa, possui valor jurídico e registra oficialmente as decisões e informações.
II. Correta. O Manual de Redação Oficial exige linguagem clara, objetiva e o respeito à estrutura padrão do ofício, garantindo a eficiência e formalidade da comunicação.
III. Incorreta. O uso do ofício não é obrigatório para comunicações internas. Para isso, utiliza-se preferencialmente o memorando, que é mais ágil e específico para comunicações dentro do mesmo órgão ou ente público.
IV. Correta. O ofício é documento versátil: pode solicitar informações, encaminhar documentos e informar decisões, tanto entre órgãos públicos quanto entre órgão e terceiros.
Por que as demais alternativas estão erradas:
A) Apenas II e IV. Erro: Desconsidera I, que está correta.
B) Apenas I e IV. Erro: Desconsidera II, que também está correta.
C) Apenas I e III. Erro: Inclui III, que está incorreta.
Dicas para interpretação: Sempre atente ao contexto da comunicação (interna ou externa) e ao tipo de documento recomendado pelas normas oficiais. Fique atento a palavras como “obrigatório”, pois são comuns em pegadinhas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab - d
complicado.
não acho a III errada, mas consideraram errada, porque não falaram do manual.
comunicação interna → memorando /// agora é nomeado apenas como ofício (de acordo com o manual).
Existem outras formas de comunicações internas que são igualmente oficiais: Circular, Mensagem, Exposição de Motivo e correio eletrônico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo