Considerando aspectos das artes no Brasil republicano, a par...
Considerando aspectos das artes no Brasil republicano, a partir do Estado Novo de Vargas, julgue o item seguinte.
Todos os cineastas que participaram do chamado Cinema Novo foram censurados a partir de 1964 e a audiência de suas produções ficaram restritas à intelectualidade de esquerda.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O item está errado.
O Cinema Novo sofreu censura durante a ditadura militar após 1964, porém é incorreto afirmar que todos os cineastas foram censurados da mesma forma ou que suas obras ficaram restritas apenas à intelectualidade de esquerda.
O movimento teve diretores importantes, como Glauber Rocha, cujas produções alcançaram reconhecimento nacional e internacional. Além disso, alguns filmes tiveram circulação relativamente ampla e impacto cultural além dos grupos intelectuais.
O erro da questão está no uso das expressões absolutas:
“Todos os cineastas”
“ficaram restritas”
Em História, palavras como “todos”, “sempre” e “apenas” costumam indicar possibilidade de erro por generalização exagerada.
Gabarito E
A censura atingiu produções e autores em diferentes níveis, mas não ocorreu de forma igual e automática para todos.
Também está incorreto dizer que a audiência ficou restrita apenas à intelectualidade de esquerda. Apesar do forte conteúdo crítico e político, algumas produções alcançaram públicos mais amplos e tiveram grande repercussão cultural.
CFOPMBA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo