Família e escola são instituições fundamentais para desencad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4040610 Psicologia

Família e escola são instituições fundamentais para desencadear processos de desenvolvimento, contudo nem sempre há um alinhamento de perspectivas entre essas instâncias, predominando tensões e culpabilizações. Analise as opções abaixo e identifique quais delas se referem às ações recomendadas às(aos) psicólogas(os) pelas Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica, 2ª edição (Conselho Federal de Psicologia – CFP, 2019). Em seguida, assinale a alternativa correta.



I. Fugir das explicações sobre as dificuldades escolares centradas nas crianças e/ou em suas famílias e problematizar interpretações restritas dos fenômenos escolares.


II. Atuar de forma clínica na educação básica por meio de intervenções psicoterapêuticas voltadas aos estudantes e suas famílias, com vistas ao exercício de uma cidadania ativa.


III. Adotar uma perspectiva crítica pautada na diversidade e no enfrentamento de preconceitos, racismos, pobreza e distribuição de renda desigual, que atingem os estudantes e suas famílias, produzindo um deslocamento do lugar tradicional da(o) psicóloga(o).


IV. Em relação aos pais, familiares ou responsáveis, refletir sobre o papel social da escola e da família e atuar nas problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos, favorecendo práticas compartilhadas que contribuam para a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: O critério decisivo era identificar quais assertivas estavam alinhadas às Referências Técnicas do CFP/2019 e excluir a que propunha atuação psicoterapêutica clínica na educação básica, incompatível com o documento.

Tema central: Atuação psicológica na educação básica
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque inclui a assertiva II, que contraria a orientação do CFP, e deixa de fora I e III, que estão de acordo com o documento.
B
Errada
Está errada porque inclui a assertiva II, incompatível com o documento, e exclui a IV, que é compatível com a atuação proposta.
C
Errada
Está errada porque reduz indevidamente as corretas à IV; I e III também têm respaldo nas Referências Técnicas.
D
Certa
A alternativa D está correta porque reúne exatamente as assertivas compatíveis com as Referências Técnicas do CFP/2019. A assertiva I corresponde à orientação de recusar explicações das dificuldades escolares centradas na criança e na família e de problematizar leituras restritas do fenômeno escolar. A III está de acordo com a perspectiva crítica do documento, pautada na diversidade e no enfrentamento de preconceitos, racismos, pobreza e desigualdade. A IV também coincide com o texto ao prever reflexão com pais, familiares ou responsáveis sobre o papel social da escola e da família, favorecendo práticas compartilhadas voltadas à qualidade do ensino e da aprendizagem. Já a II fica fora porque as Referências defendem o afastamento do modelo clínico-assistencial e a superação dos limites da intervenção psicoterapêutica individual como eixo de atuação na educação básica.
E
Errada
Está errada porque nem todas as assertivas estão corretas: a II é incompatível com o CFP/2019.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi trocar trabalho psicológico escolar com famílias e escola por atuação clínica tradicional individual, além de usar a expressão “cidadania ativa” para tentar legitimar uma assertiva cujo núcleo continua sendo psicoterapêutico.
Dica para questões semelhantes
  • Em questões sobre Psicologia Escolar, verifique se a proposta está alinhada à atuação institucional, coletiva e crítica ou se recai no modelo clínico-individualizante.
  • Quando o item tratar de dificuldades escolares, descarte formulações que culpabilizem a criança ou a família como centro explicativo do problema.
  • Se a alternativa mencionar famílias, diferencie trabalho compartilhado com responsáveis no contexto escolar de atendimento psicoterapêutico de famílias.
  • Nas Referências do CFP/2019, diversidade, enfrentamento de preconceitos, racismo, pobreza e desigualdade são marcadores de compatibilidade com a atuação defendida.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo