A respeito das constituições brasileiras, julgue o item segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3993113 História

A respeito das constituições brasileiras, julgue o item seguinte. 


Denominada cidadã por Ulysses Guimarães no momento de sua promulgação, a Constituição de 1988 expõe já no artigo quinto seu compromisso com a cidadania, liberdades democráticas e observância aos direitos individuais e coletivos, além de conter dispositivos relativos à obrigatoriedade da educação básica para todos e à responsabilidade do poder público no financiamento e na gestão do sistema público de saúde.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está correto.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi chamada de “Constituição Cidadã” por Ulysses Guimarães por ampliar direitos e garantias democráticas após a ditadura militar.

O artigo 5º realmente trata dos direitos e garantias fundamentais, assegurando direitos individuais e coletivos, liberdades democráticas e proteção à cidadania. Além disso, a Constituição prevê o direito à educação básica e estabelece dever do Estado em relação ao financiamento e à organização do sistema público de saúde, por meio do SUS.

Resumo:

✔ Constituição de 1988 = “Constituição Cidadã”.

✔ Art. 5º → direitos e garantias fundamentais.

✔ Direito à educação básica.

✔ Responsabilidade do Estado com a saúde pública (SUS).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo