Considerando o modo como as informações são encadeadas ao l...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4434256 Português

Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


Contra o Godzilla digital


        Nos EUA, é assim. Quando um caso judicial é encerrado mediante “acordo”, significa que a parte acusada, sabendo que vai perder, interrompe o processo e consegue abafar a história por um bom dinheiro em sigilo para o acusador. Que vantagem ela leva nisso? Impede que uma derrota pública deságue numa hemorragia de outros processos do gênero. O TikTok, por exemplo, acaba de fazer um “acordo” com um jovem de 15 anos, residente na Flórida, que acusou a rede social de danos à sua saúde mental causados pela dependência dos seus recursos.


        É o segundo “acordo” que o garoto aceitou — o anterior, há alguns meses, foi com o Google, e pelos mesmos motivos. Mas ele ainda tem mais dois em andamento, contra o Meta e o Snapchat, e não importa que, em vez de vencê-los, ele aceite mais “acordos”. Ficará caracterizado que as redes sociais podem ser desafiadas por quem sinta sua saúde lesada por elas. O julgamento já está em curso em Los Angeles e, de seu resultado, devem pipocar inúmeras ações acusando as redes de provocar dependência psíquica.


        Alguém dirá que o garoto é um esperto aproveitador e que, se não quisesse que as redes sociais lhe provocassem dependência, era só “saber usá-las”. Assim como acontece com o álcool e as drogas, os leigos acreditam que seja uma questão de moderação, “força de vontade”. Não aceitam que, uma vez instaurada a dependência, não se trata mais de saber ou não usá-los, e muito menos com moderação. O dependente não tem escolha — por isso é dependente — e ninguém está a salvo de se tornar um.


        Os fabricantes de bebidas e cigarros e os traficantes de drogas sabem do que seus produtos são feitos e os efeitos que provocam a médio prazo. Tanto quanto eles, as redes sociais também sabem do estresse, depressão, ansiedade, insatisfação com o próprio corpo, ideias suicidas, submissão à luz da tela, pavor de se ver sem o celular e outras consequências de seu uso, mesmo “moderado”. É o que as torna trilionárias.


        Um jovem luta contra o Godzilla digital. Eu torço por ele


CASTRO, Ruy. Contra o Godzilla digital. Folha de S. Paulo, São Paulo, 9 ago. 2026. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2026/08/contra-o-godzilladigital.shtml. Acesso em: 31 ago. 2026.

Considerando o modo como as informações são encadeadas ao longo do texto, a progressão temática é construída pela passagem 
Alternativas