Em posse de servidor nomeado para cargo efetivo regido pela...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3650057 Direito Administrativo
Em posse de servidor nomeado para cargo efetivo regido pela Lei nº 8.112/1990, a chefia precisa orientar prazos de posse e exercício. Marque a afirmação da orientação CORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário de Gabarito – Lei 8.112/1990: Posse e Exercício

1. Interpretação e Tema Central
A questão aborda os prazos de posse e exercício aplicáveis ao servidor nomeado para cargo efetivo, nos termos da Lei nº 8.112/1990. É um tema clássico de concursos para a área administrativa!

2. Fundamentação Legal
Segundo a Lei nº 8.112/1990:

  • Art. 13, §1º: “A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.”
  • Art. 15, §1º: “É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.”

3. Explicação e Exemplo Prático
A posse é o ato em que o servidor aceita formalmente tomar o cargo, geralmente por assinatura do termo de posse. O exercício é quando ele, de fato, começa a trabalhar. Por exemplo: Maria foi nomeada em 01/03. Ela pode tomar posse até 31/03. Se tomar posse em 20/03, terá até 04/04 para entrar em exercício.

4. Análise das Alternativas

Alternativa A (Correta): Indica posse em até 30 dias da publicação e exercício em até 15 dias contados da posse, exatamente o previsto na Lei nº 8.112/90, arts. 13 e 15. Por isso está correta.

Alternativa B: Troca os prazos legais, exigindo posse em 15 dias (incorreto) e exercício em até 30 dias (incorreto). Falha em ambos os preceitos.

Alternativa C: Não existe previsão de posse no 1º dia útil ou exercício em 10 dias. A lei determina 30 dias para posse e 15 para exercício.

Alternativa D: Os prazos de 20 dias para posse e exercício não são previstos em lei para cargo efetivo federal.

Alternativa E: Exige posse e exercício no mesmo dia, o que não é obrigatório e não segue o rito legal.

5. Estratégias e Pegadinhas
Fique atento a inversão de prazos ou a indicação de “no mesmo dia”, comum em pegadinhas! Sempre relacione as datas: 30 dias para posse e 15 dias para exercício após a posse.

6. Doutrina e Dica Final
Maria Sylvia Zanella Di Pietro reforça a importância do respeito aos prazos para organização administrativa (Direito Administrativo). O esquecimento disso pode eliminar o candidato na prova!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A orientação correta, de acordo com a Lei nº 8.112/1990, é a que estabelece: Posse em até 30 dias da publicação da nomeação e exercício em até 15 dias contados da posse.

Portanto, a afirmação correta é a A.

Posse: Deve ocorrer no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data de publicação do ato de nomeação. Se o servidor não tomar posse nesse prazo, a nomeação é tornada sem efeito.

Exercício: O servidor empossado tem o prazo máximo de 15 (quinze) dias para entrar em efetivo exercício, contados da data da posse. Se não entrar em exercício nesse prazo, será exonerado.

gabarito A

Lei 8.112/90

Art. 13 §1°. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. 

Art. 15 § 1  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.  

N P E

30 15

Posse em até 30 dias da publicação da nomeação e exercício em até 15 dias contados da posse.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo