Desapropriação é a transferência compulsória da propriedade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3667007 Direito Administrativo

Desapropriação é a transferência compulsória da propriedade para o poder público com fundamento em utilidade pública, necessidade pública ou interesse social, mediante prévia e justa indenização em dinheiro. O decreto-lei nº 3.365/1941 que dispõe sobre desapropriações por utilidade pública, em seu Art. 3º afirma:


Podem promover a desapropriação, mediante autorização expressa constante de lei ou contrato:



I - Os concessionários;


II - As entidades públicas;


III - As entidades que exerçam funções delegadas do poder público e privado;


IV - As autorizatárias para a exploração de rodovias como atividade econômica.



É correto o que se afirma em: 

Alternativas