Com relação aos pressupostos do modelo clássico de determina...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, temos que compreender os pressupostos do modelo clássico de determinação da renda, produto e emprego. Este modelo, essencialmente desenvolvido durante o século XIX e início do século XX, é baseado na ideia de que os mercados, especialmente o mercado de trabalho, são sempre claros, ou seja, não há desemprego involuntário a longo prazo.
No contexto deste modelo, algumas premissas são fundamentais:
- Salário real: A decisão das firmas é baseada no custo do trabalho em termos de produto, ou seja, o salário real, que é o salário nominal ajustado pela inflação.
- Oferta de trabalho: É influenciada por dois efeitos principais: o efeito renda e o efeito substituição. O primeiro refere-se à mudança no padrão de consumo quando o salário real muda, enquanto o segundo está relacionado ao custo de oportunidade do lazer.
- Curva de oferta agregada: No modelo clássico, a oferta agregada de pleno emprego é vertical, pois depende das variáveis reais, como tecnologia e recursos, e não é afetada por preços e salários nominais a longo prazo.
- Política monetária: Afeta a taxa nominal de juros, mas o investimento e a poupança dependem da taxa de juros real, que ajusta a taxa nominal pela inflação.
Alternativa Correta: A alternativa C está incorreta porque afirma que a oferta agregada de pleno emprego é afetada pelo nível de preços e salários nominais, o que não ocorre no modelo clássico. Neste modelo, a oferta agregada é determinada por fatores reais e é representada por uma curva vertical no nível de pleno emprego.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: Correta. No modelo clássico, o salário nominal não importa para a firma, mas sim o salário real, pois é este que determina o custo da mão-de-obra em termos de produto.
B: Correta. Esta alternativa descreve corretamente os efeitos renda e substituição sobre a oferta de trabalho, que são conceitos fundamentais na teoria da oferta de trabalho.
D: Correta. Esta alternativa reflete a visão clássica de que a política monetária altera a taxa nominal de juros, mas não afeta diretamente a taxa real de juros, que é o que realmente influencia o investimento e a poupança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra C
Quando a oferta agregada está no pleno emprego, ou seja, infinitamente elástica (Modelo clássico), haverá flexibilidade TOTAL de preços e salários. Assim, diferentemente do que diz a assertiva, a oferta agregada de pleno emprego NÃO É afetada pelo nível de preços e salários nominais.
bons estudos
A - é irrelevante, para a firma, qual seja o salário nominal pago ao trabalhador, o que importa é o custo da mão-de-obra medido em termos de produto.
CERTO - a firma deve igualar custo marginal (salário) à receita marginal (produtividade marginal), de forma que o salário, isoladamente, não interessa. É necessário igualar ele ao que o trabalhador produz, para que a produção seja otimizada.
B - uma variação no salário real provoca dois efeitos sobre a oferta de trabalho: o efeito renda, que altera o padrão de consumo, e o efeito substituição, que altera o custo de oportunidade do lazer.
CERTO - pelo efeito renda, a própria curva de indiferença entre trabalho e lazer se expande ou se contrai no espaço trabalho, dada a majoração ou mitigação de todos os custos em conjunto (restrição orçamentária). Pelo efeito substituição, os custos se alteram de forma relativa (um mais, outro menos), de forma que o ponto de otimização se desloca "ao longo" da curva de indiferença.
C - a oferta agregada de pleno emprego é afetada pelas variáveis reais da economia, pelo nível de preços e salários nominais, implicando em uma curva infinitamente elástica.
ERRADO - Oferta agregada de longo prazo é VERTICAL (INFINITAMENTE INELÁSTICA), pois assim o produto se torna de pleno emprego (premissa clássica a partir da hipótese de não haver desemprego involuntário).
D - uma política monetária que interfere no nível de preços pode afetar a taxa nominal de juros, mas não o investimento e a poupança, pois estes dependem da taxa real de juros.
CERTO - Como estamos falando em modelo clássico, a curva de oferta é de longo prazo (vertical), de forma que o produto não varia, somente os preços. Assim, os juros que irão se alterar são os nominais (muda apenas o preço, e não o produto de equilíbrio), de forma que investimento e poupança (que dependem de juros, mas reais) não se alteram, do contrário o produto se alteraria, quebrando a premissa clássica ora em comento.
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo