Em relação ao uso e regulamentação de agrotóxicos, assinale...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1815779 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação ao uso e regulamentação de agrotóxicos, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

1. Tema central da questão

A questão aborda o uso e regulamentação de agrotóxicos no Brasil, focando nos efeitos toxicológicos, ingredientes ativos permitidos ou banidos, e nos conceitos de toxicidade. Esse conhecimento é fundamental para concursos em Engenharia Agronômica, pois envolve legislação, saúde, manejo seguro e impactos ambientais.

2. Resumo teórico

Agrotóxicos são substâncias químicas usadas no controle de pragas e doenças nas lavouras. Sua regulamentação no Brasil é feita principalmente pela Lei 7.802/89 e fiscalizada por órgãos como Anvisa, Ibama e Ministério da Agricultura. Alguns ingredientes ativos são altamente tóxicos e proibidos, enquanto outros ainda são permitidos, seguindo critérios de avaliação baseados em estudos científicos.

3. Justificativa da alternativa correta (C) – INCORRETA

A alternativa C afirma que o 2,4-D é “extremamente tóxico”, enquanto a Atrazina e o Glifosato seriam “pouco tóxicos”. Isso está incorreto. O 2,4-D, embora apresente certa toxicidade, é classificado como medianamente tóxico, segundo a Anvisa, não sendo “extremamente tóxico”. Já o Glifosato é considerado de baixa toxicidade e a Atrazina de toxicidade moderada. Portanto, há uma classificação errada dos riscos toxicológicos dessas substâncias.

4. Análise das alternativas incorretas

A: Correta ao afirmar que trabalhadores rurais e a população em geral estão suscetíveis aos efeitos dos agrotóxicos, tanto por exposição direta quanto indireta (alimentos e água).

B: Correta, pois ingredientes como DDT, Paration e Carbofurano realmente são proibidos no Brasil devido à sua alta toxicidade e persistência ambiental, conforme listas da Anvisa e do Ibama.

D: Correta ao diferenciar corretamente os efeitos agudos (curto prazo após exposição elevada) e crônicos (após exposições repetidas e baixas por longo período), conforme referenciado em manuais da Anvisa e literatura técnica.

5. Dica de interpretação e resolução

Em questões sobre toxicidade, busque sempre lembrar das classificações oficiais dos órgãos reguladores. Palavras como “extremamente”, “altamente” ou “pouco tóxico” indicam escalas precisas e podem ser armadilhas. Leia com atenção e destaque esses termos ao analisar as alternativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Bons estudos!

-Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

Glifosato (Cat 4 - pouco tóxico)

2,4-D (Cat 4 - pouco tóxico)

Atrazina (Cat 5 - improvável de causar dano agudo)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo