Dentre as alternativas abaixo, a que apresenta uma linguagem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1921052 Português

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.


Cordão dos come-saco

Em Londres, que ultimamente não tem sido uma capital das mais britânicas (ou talvez os britânicos é que não sejam tão londrinos assim, sei lá), vai se inaugurar uma exposição internacional de embalagem. Até aí, tudo normal, como dizem os anormais. Há, no entanto, uma nova indústria que se fará representar nessa exposição, que está causando a maior curiosidade: a dos sacos comestíveis. 
Como, minha senhora, de quem é que é o saco? Calma, madama, eu já chego lá. A indústria foi inspirada na salsicha e isto dito assim fica meio sobre o jocoso, mas torno a explicar que, com vagar, se chega ao saco. É o seguinte: não sei se vocês já repararam que as salsichas, ultimamente, não têm mais aquela pele indigesta que a gente comia antigamente e ficava trocando seu reino por um bicarbonato. Hoje em dia, a pele das salsichas é fininha, e a gente come sem o menor remorso estomacal posterior.

Pois essa pelinha, irmãos, é de matéria plástica comestível. Foi inventada por um Thomas Edison das salsichas e aprovou num instante. E baseada nessa aprovação é que uma fábrica de embalagens estudou a possibilidade de fazer sacos para carregar comida das mercearias para o lar, capazes de serem comidos, isto é, um saco de matéria plástica parecida com o das salsichas, que seriam vendidos aos armazéns e utilizados pelos fregueses para transportar a mercadoria comprada. Entenderam, ou tem leitor retardado mental?

Agora, que fica bacaninha, isto fica. Num instante vão aparecer os estetas dos refogados, para melhor aproveitamento do saco (...), e os jornais , nas suas seções dominicais de culinária, terão títulos como este: “Saquinho de siri”, “Saco au champignon”, “Saco à la façon du chef”, etc, etc. 

E parece até que aqui o neto do Dr. Armindo está vendo uma dessas grã-finas, sempre mais preocupadas com o aspecto exterior do que com o aspecto interior, fazendo um rigoroso regime alimentar e dizendo para a empregada, quando esta volta do mercadinho com as compras:

- Para mim não precisa preparar almoço, não. Eu como só o saco. 

PONTE PRETA, Stanislaw

Dentre as alternativas abaixo, a que apresenta uma linguagem informal, coloquial, é:  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, estamos lidando com a interpretação de texto, mais especificamente com a identificação de linguagem informal ou coloquial no texto apresentado. A linguagem informal é marcada por expressões do dia a dia, muitas vezes com um tom descontraído ou humorístico.

Vamos analisar cada alternativa:

A - Há, no entanto, uma nova indústria que se fará representar nessa exposição...

Esta alternativa apresenta uma construção mais formal e objetiva, sem o uso de expressões coloquiais.

B - Até aí, tudo normal, como dizem os anormais.

Aqui, embora haja um toque de humor, a expressão ainda não é tão informal quanto a esperada para ser a mais coloquial.

C - ...que a gente comia antigamente e ficava trocando seu reino por um bicarbonato.

Alternativa Correta: Nesta frase, o uso de "a gente" ao invés de "nós" e a expressão hiperbolizada "trocando seu reino por um bicarbonato" exemplificam a informalidade e o uso coloquial do texto. A expressão é mais descontraída e típica da oralidade.

D - Num instante vão aparecer os estetas dos refogados, para melhor aproveitamento do saco.

A construção dessa frase ainda é mais formal e objetiva, com um foco descritivo que não evoca a informalidade.

E - Para mim não precisa preparar almoço, não.

Aqui, apesar do uso da expressão "para mim", que é menos formal, a construção ainda não rivaliza com a coloquialidade evidente da alternativa C.

Portanto, a alternativa C é a que melhor exemplifica a linguagem informal e coloquial dentro do contexto dado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C

"a gente" (informal)

Mas e a letra " A " - que se fará, ao invés de " que far-se-á "?

O QUE SEMPRE ATRAI PRONOME. MESMO QUE O VERBO ESTEJA NO FUTURO.

até aí

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo