Há diferentes orientações teórico-metodológicas para objeto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3599836 Psicologia
Há diferentes orientações teórico-metodológicas para objetos de pesquisa voltados a práticas sociais e constituição do sujeito. Uma dessas perspectivas, a perspectiva da arqueologia e genealogia de Michel Foucault, pode ser destacada no campo psicológico, tendo em vista a consideração das relações de poder nas práticas sociais que se articulam ao que seja subjetivo. Indique o que seja verdadeiro ou falso em relação a esta perspectiva.
( ) Os métodos de pesquisa utilizados a partir do referencial de Michel Foucault são sempre históricos, centrados na tradição do materialismo histórico-dialético.
( ) A arqueologia do saber toma os discursos como objeto, ou seja, adota a análise de discurso em sua forma ou conteúdo, aspectos linguísticos e significados.
( ) A perspectiva arqueológica leva em conta os aspectos de poder, com foco central nas relações de saber, de produção de conhecimento, as práticas de enunciação que “dizem”, constituem os sujeitos.
( ) A arqueologia do saber ocupa-se dos regimes de produção dos discursos, dos jogos de produção de verdades e das práticas discursivas de uma sociedade.
( ) Na arqueologia do saber os discursos são tomados como objeto, a partir de sua exterioridade, perguntando-se sobre suas condições de possibilidade num certo momento histórico.
Assinale a sequência correta: 
Alternativas