A pauperização, a exclusão, as desigualdades são decorrência...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279352 Serviço Social
A pauperização, a exclusão, as desigualdades são decorrências das contradições inerentes ao sistema capitalista, cujos traços particulares vão depender das características históricas da formação econômica e política de cada país e/ou região. Diferentes estágios capitalistas produzem distintas expressões da questão
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - social.

Explicação do tema central:

O enunciado aborda as consequências das contradições inerentes ao sistema capitalista, como pauperização, exclusão e desigualdades. Essas são questões amplamente discutidas no campo do serviço social, uma vez que são fenômenos que afetam o bem-estar da população de forma direta.

Essas consequências são influenciadas pelas características históricas e pela formação econômica e política de cada país ou região. No contexto do serviço social, a questão social refere-se às expressões das desigualdades sociais, relacionadas às condições de vida e ao acesso aos direitos fundamentais.

Segundo autores como Iamamoto (2007), a questão social é o objeto do trabalho do assistente social, uma vez que envolve a luta pela garantia de direitos e pela melhoria das condições de vida da população.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa D - social é a correta porque a questão social abrange todos os problemas relacionados à pauperização, exclusão e desigualdade. Estes são fenômenos que afetam a estrutura social e são centrais para a prática do serviço social.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - financeira: A questão financeira se limita aos aspectos monetários e de mercado, não abrangendo completamente as implicações sociais das contradições capitalistas.
  • B - econômica: Embora relacionada, a questão econômica foca mais nas relações de produção, distribuição e consumo, não explicitando a abrangência social dos problemas mencionados.
  • C - educacional: A educação é uma parte importante da questão social, mas isoladamente não cobre todas as consequências discutidas no enunciado.
  • E - trabalhista: A questão trabalhista refere-se às relações de trabalho e direitos dos trabalhadores especificamente, enquanto a questão social é mais ampla, incluindo diversas áreas da vida social.

Essas alternativas não englobam a totalidade das implicações sociais das contradições capitalistas, motivo pelo qual são incorretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: D

"Expressões da questão social"

Essa é aquela questão só pra você não zerar. kkkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo