Os diagnósticos de depressão e de síndrome de burnout são a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1405146 Psicologia

Carlos, com 36 anos de idade, solteiro, trabalha em uma empresa de reciclagem de lixo há dez anos, mesma época em que a empresa iniciava suas atividades. Como pioneiro, de início tomava conta de toda a empresa, como uma espécie de gerente geral. Há dois anos, com o crescimento da companhia, foram contratados novos gerentes para as áreas específicas, e, desde então, a importância e a utilidade de         Carlos na empresa vêm diminuindo. Carlos passou a trabalhar até mais tarde, inclusive nos fins de semana, em um afã de retomar a sua posição anterior. Sente-se cansado fisicamente, angustiado e explosivo, chora com facilidade, não consegue mais dar prosseguimento às outras atividades de sua vida cotidiana. O trabalho, que representou para ele fonte de satisfação pessoal e de orgulho, transformou-se em motivo de muito desânimo, de perda de apetite e sono, sentimento de desvalorização pessoal e vontade de morrer.


Considerando o caso hipotético acima, julgue o item, acerca de um diagnóstico diferencial entre os sintomas da síndrome de burnout ou de depressão. 

Os diagnósticos de depressão e de síndrome de burnout são adequados ao caso relatado, tendo em vista que o grau de disfunção no trabalho é maior que a sintomatologia depressiva e está na origem dos sintomas atuais apresentados por Carlos.
Alternativas