Com relação ao regime geral de previdência social (RGPS), j...
Com relação ao regime geral de previdência social (RGPS), julgue o item subsequente.
Será segurado obrigatório, na qualidade de contribuinte
individual, o brasileiro contratado no Brasil para trabalhar
como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja
maioria do capital votante pertença a empresa brasileira de
capital nacional.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre o regime geral de previdência social (RGPS) e a condição de segurado obrigatório.
Tema Jurídico Abordado: O enunciado aborda a condição de segurado obrigatório no RGPS, especificamente na qualidade de contribuinte individual, para brasileiros contratados no Brasil para trabalhar no exterior.
Interpretação do Enunciado: O enunciado sugere que um brasileiro contratado no Brasil para trabalhar como empregado em uma empresa no exterior, cuja maioria do capital votante pertence a uma empresa brasileira de capital nacional, seria automaticamente um contribuinte individual. Essa interpretação está incorreta.
Legislação Aplicável: Conforme o artigo 12 da Lei nº 8.212/1991, que dispõe sobre a organização da seguridade social, o brasileiro que trabalha no exterior para empresa brasileira de capital nacional é considerado segurado obrigatório na qualidade de empregado, não como contribuinte individual.
Exemplo Prático: Imagine João, um brasileiro contratado no Brasil para trabalhar no Japão em uma filial de uma empresa brasileira. Nesse caso, João será considerado segurado obrigatório como empregado, já que a empresa é brasileira e o contratou no Brasil. Ele não é um contribuinte individual.
Justificação da Alternativa Correta: A alternativa correta é E - errado. A questão afirma erroneamente que o brasileiro nessa situação é um contribuinte individual. Como discutido, ele deve ser enquadrado como empregado, de acordo com a legislação vigente.
Erro no Enunciado: O enunciado induz ao erro ao confundir a categoria de segurado, que é um ponto importante para evitar pegadinhas em concursos. Sempre que a empresa no exterior for controlada por uma empresa brasileira, o trabalhador mantém sua condição de segurado na qualidade de empregado.
Conclusão: Para não cair em pegadinhas como essa, é essencial ter um bom entendimento das categorias de segurados do RGPS e as condições específicas que cada uma abrange.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Será empregado
Gabarito: ERRADO.
Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:
I - como empregado:
f) o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja maioria do capital votante pertença a empresa brasileira de capital nacional.
Fonte: lei 8.212
Como empregado:
d) o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior com maioria do capital votante pertencente a empresa constituída sob as leis brasileiras, que tenha sede e administração no País e cujo controle efetivo esteja em caráter permanente sob a titularidade direta ou indireta de pessoas físicas domiciliadas e residentes no País ou de entidade de direito público interno;
Veja que alínea apresenta caso de uma pessoa que presta serviço no exterior, seja ela brasileira ou estrangeira domiciliada no Brasil. A pessoa deve ser contratada no Brasil, e o lugar que ela irá trabalhar no exterior necessariamente será:
- empresa domiciliada no exterior com maioria do capital votante pertencente a empresa constituída sob as leis brasileiras, que tenha sede e administração no País e cujo controle efetivo esteja em caráter permanente sob a titularidade direta ou indireta de pessoas físicas domiciliadas e residentes no País ou de entidade de direito público interno.
Cuidado pra branca não trocar você meu primo:
- Se o brasileiro civil trabalha no exterior PARA A UNIÃO, ele será segurado empregado;
- Se o brasileiro civil trabalha no exterior PARA O ORGANISMO OFICIAL INTERNACIONAL, ele será contribuinte individual.
Errada, pois não é contribuinte individual.
contratou no Brasil será empregado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo