“Se o sobrenome do autor aparecer fora dos parênteses, terá ...
A ABNT recomenda a utilização de apenas um dos dois sistemas:
autor-data ou numérico.
No sistema autor-data, após a citação direta longa, aparecerá entre
parênteses o último sobrenome do autor em letras maiúsculas, o ano
de publicação da obra e a página da qual foi extraída aquela citação. Se o
sobrenome do autor aparecer fora dos parênteses, terá apenas a inicial
maiúscula. Quando se tratar de paráfrase (citação indireta), pode-se omitir
o número da página citada, mas mencionar o autor e o ano é obrigatório.
Neste sistema, a referência bibliográfica completa aparecerá apenas no capítulo
de Referências. Só serão permitidas as notas de rodapé de natureza
explicativa. (MEZZAROBA & MONTEIRO, 2008)
No sistema numérico, a fonte consultada aparecerá na nota de rodapé (conforme o padrão ABNT de referências), mediante a utilização de uma numeração sequencial e crescente em todo o trabalho ou capítulo. Neste sistema, não podem aparecer notas de rodapé de natureza explicativa. Atenção: introdução e conclusão (considerações finais) não são apropriadas para notas de rodapé.
[GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 7. ed. Brasília: JRG, 2016, p.14.]
No trecho acima, o vocábulo “Se” introduz uma Oração Subordinada Adverbial:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada, que é sobre a função sintática da palavra "Se" no trecho: “Se o sobrenome do autor aparecer fora dos parênteses, terá apenas a inicial maiúscula.”
O tema gramatical abordado é a Oração Subordinada Adverbial. Esse tipo de oração funciona como um adjunto adverbial, modificando o sentido do verbo da oração principal ao fornecer informações adicionais, como condição, causa, consequência, entre outras.
No caso da oração introduzida por "Se", temos uma Oração Subordinada Adverbial Condicional. Isso porque a conjunção "Se" expressa uma condição necessária para que algo aconteça. Ou seja, "terá apenas a inicial maiúscula" depende da condição expressa na oração subordinada: "se o sobrenome do autor aparecer fora dos parênteses".
Alternativa Correta: B - Condicional
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - Concessiva: As orações concessivas indicam um fato contrário ao da oração principal, mas não impedindo sua realização. Elas são introduzidas por conjunções como "embora", "ainda que". Não é o caso aqui.
- C - Explicativa: As orações explicativas introduzem uma explicação ou justificativa, geralmente usando "porque", "pois". A oração em questão não explica nada, mas condiciona.
- D - Causal: As orações causais indicam a causa de um fato, utilizando conjunções como "porque", "visto que". Novamente, não é aplicável neste contexto.
- E - Consecutiva: Estas orações indicam consequência, usando "tanto que", "de modo que". O trecho não expressa consequência, mas sim condição.
Assim, a resposta correta, considerando a função da conjunção "Se", é a alternativa B - Condicional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se - Condicional
Gabarito B
Quando na oração trocar o "se" por "caso" e mantiver o sentido se trata de uma conjunção condicional.
Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.
P ---> Q = ~Q ---> ~ P
Condicional, →, Se p então q, Se Thiago é Médico então João é Engenheiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo