Durante o período denominado Era Vargas, entre 1930 e 1945,...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O critério era identificar a combinação, no Estado Novo, entre direitos trabalhistas e subordinação dos sindicatos ao Estado.
- Em questões sobre a Era Vargas, separe sempre política trabalhista de política sindical: ampliar direitos não é o mesmo que permitir autonomia dos sindicatos.
- Confira a cronologia antes de marcar alternativas absolutas sobre 'só depois de 1945', porque direitos trabalhistas já foram criados e consolidados durante o Estado Novo.
- Quando aparecer 'Polaca', associe à Constituição de 1937, não à de 1934.
- Diferencie controle estatal de proibição total: no período varguista, o sindicalismo foi enquadrado e tutelado, não simplesmente eliminado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Durante esse período, o governo de Getúlio Vargas implantou medidas fundamentais para a classe trabalhadora, como o salário mínimo (instituído em 1940) e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), promulgada em 1943. Essas ações garantiram direitos como jornada de trabalho regulamentada, férias remuneradas, carteira de trabalho e proteção legal ao trabalhador urbano, fortalecendo a imagem de Vargas como “pai dos pobres”.
Entretanto, esses avanços ocorreram dentro de um regime autoritário, no qual os sindicatos não eram livres. O Estado Novo estabeleceu um modelo corporativista, em que os sindicatos só poderiam existir se fossem reconhecidos pelo Estado, ficando submetidos ao Ministério do Trabalho. Greves eram proibidas, lideranças sindicais eram vigiadas e a atuação sindical tinha limites claros, impedindo uma organização autônoma dos trabalhadores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo