Analise o excerto do texto abaixo e assinale a alternativa ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3652016 Português
O acampamento


    Domingo foi dia de folga para Lucas e ele decidiu acampar com seus amigos. Perto do acampamento havia uma cachoeira e um enorme pé de jaca.

    Os jovens passaram o dia todo se divertindo na cachoeira e ao meio-dia resolveram preparar um macarrão para almoçarem. Lucas e os amigos também quiseram comer uma sobremesa e se lembraram do pé de jaca.

    João e Pedro eram os nomes dos amigos de Lucas. Os três subiram na árvore para pegar algumas frutas, mas não conseguiram chegar até o alto da jaqueira. Um fazendeiro que morava perto do acampamento resolveu ajudar os jovens e trouxe uma escada para que alcançassem as jacas.

    O fazendeiro se chamava Roberto e conseguiu ajudar Lucas e seus amigos. Depois de comerem as jacas eles ficaram conversando embaixo da jaqueira. Lucas gostou tanto daquele lugar que resolveu voltar outras vezes. Sempre que vai acampar ele faz uma visita a Roberto, pois se tornaram amigos.

    Roberto é um homem do campo que gosta de ajudar as pessoas. Ele faz muitas amizades na região onde mora.

    Quando ___ noite chegou, Lucas e os amigos decidiram voltar para casa levando algumas jacas. Eles moravam em uma cidade próxima e já planejavam voltar ao acampamento nas férias de verão.

    Ao chegar em casa, a mãe de Lucas fez um doce com as jacas. Ele e os seus amigos gostaram muito da ideia.


(Autor desconhecido. Disponível em: https://lingua.com/pt/portugues/leitura/acampamento/) 
Analise o excerto do texto abaixo e assinale a alternativa correta.

“Perto do acampamento havia uma cachoeira e um enorme pé de jaca.”  

As palavras em destaque têm função sintática de:  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Sintaxe — Identificação da função sintática de termos na oração. A questão exige reconhecer a função sintática das expressões destacadas na oração com o verbo “haver” (com sentido de existir).

Regra fundamental: Pela norma-padrão, conforme as gramáticas de referência (Bechara; Cunha & Cintra), quando o verbo “haver” indica existência, ele é impessoal, ou seja, não possui sujeito e deve ser conjugado sempre na terceira pessoa do singular.

Assim, na frase analisada — “Perto do acampamento havia uma cachoeira e um enorme pé de jaca.” — o termo “uma cachoeira e um enorme pé de jaca” NÃO é sujeito, mas sim objeto direto do verbo “haver”.

Justificativa da alternativa correta:

A) Objeto diretoCorreta. O verbo “haver” (no sentido de existir) exige objeto direto, não sujeito. Assim, o termo destacado exerce essa função. Exemplo semelhante: Havia muitos problemas na escola. (“muitos problemas” = objeto direto).

Análise das alternativas incorretas:

B) Objeto indireto — Incorreta. Objeto indireto depende de preposição, o que não ocorre após “haver (existir)”.

C) Sujeito — Incorreta. O verbo “haver” impessoal não admite sujeito. A alternativa erra ao não considerar essa regra fundamental da sintaxe.

D) Complemento nominal — Incorreta. Complemento nominal completa um nome, e não um verbo, além de ser introduzido por preposição.

Dica de prova: Sempre que encontrar o verbo “haver” no sentido de existir ou ocorrer, lembre-se: ele será impessoal e o termo destacado exercerá a função de objeto direto, nunca sujeito!

Referências: Bechara (Moderna Gramática Portuguesa); Cunha & Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Verbo HAVER com sentido de existir é impessoal, pq seria sujeito?

Uma cachoeira e um enorme pé de jaca havia perto do acampamento. (Sujeito)

O verbo é impessoal não pode ser sujeito.

Vamos analisar o trecho:

“Perto do acampamento havia uma cachoeira e um enorme pé de jaca.”

O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, não tem sujeito e fica sempre no singular.

Assim, o que vem depois dele não é sujeito — é objeto direto.

➡️ “uma cachoeira e um enorme pé de jaca” = objeto direto do verbo haver (no sentido de existir).

Resposta correta: A — Objeto direto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo