Supondo que, nos Portos de Paranaguá e Antonina, os trabalha...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738195 Economia
Supondo que, nos Portos de Paranaguá e Antonina, os trabalhadores e os patrões estabeleceram uma regra de ajustes salariais anuais baseados em cobertura de inflação da economia do ano anterior e aumento real de 1%. No final de um dado ano, a taxa de juros nominal da economia foi 10%, do qual 60% é a taxa real de juros pagos pelos empréstimos. Qual será a taxa de ajuste total dos salários dos funcionários dos portos de acordo com a regra estabelecida no próximo ano? Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa correta: D - A taxa de ajuste total dos salários no próximo ano será 5% para cobrir a inflação e garantir exatamente o aumento real acordado.

1. Tema central da questão:

Esta questão aborda o ajuste salarial considerando a inflação e um aumento real previamente acordado. Para respondê-la, é necessário compreender os conceitos de taxa de juros nominal, taxa de juros real e inflação. Esses conceitos são fundamentais na macroeconomia, pois afetam diretamente o poder de compra e o planejamento financeiro de empresas e empregados.

2. Resumo teórico:

A taxa de juros nominal é a taxa de juros antes do ajuste pela inflação. A taxa de juros real reflete o poder de compra dos juros pagos, descontando a inflação. A diferença entre a taxa nominal e a taxa real nos dá a inflação, que é a perda do poder de compra do dinheiro ao longo do tempo. Neste caso, a inflação é calculada subtraindo a taxa real da nominal (10% - 6% = 4%).

3. Justificativa para a alternativa correta:

De acordo com a regra de ajuste salarial mencionada, o ajuste é feito com base na inflação do ano anterior (4%) mais um aumento real de 1%. Portanto, a taxa de ajuste total será a soma desses dois componentes:

4% (inflação) + 1% (aumento real) = 5%.

Assim, a alternativa D é a correta.

4. Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Afirma que o ajuste será de 10%. Esta alternativa está errada porque confunde a taxa de juros nominal com o ajuste salarial necessário.

Alternativa B: Menciona um ajuste de 4,75%. Este valor não é compatível com a soma da inflação (4%) e o aumento real (1%).

Alternativa C: Sugere um ajuste de 6,8%. Novamente, este número não é correto, pois supera o total de 5% que corresponde à soma da inflação e do aumento real.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

``` Este formato foi elaborado para facilitar a compreensão de cada parte da questão, utilizando formatações em HTML para destacar conceitos importantes e auxiliar o aluno a assimilar melhor o conteúdo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comentário objetivo:

Reajuste salarial = π (t-1) + 1%

π (t-1) = variação nominal dos juros = variação total dos juros - variação real = 10% - 0,06 = 4%

Reajuste salarial = π (t-1) + 1% = 4% + 1% = 5% (GABARITO)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo