Assinale a alternativa que corresponde às funções morfológic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2605540 Português
Texto 2

A partir do dia 6 de agosto de 2024, entram em vigor as restrições para as emissoras de rádio e televisão devido às eleições municipais, conforme estabelecido pela Lei no 9.504/1997 e pela Resolução TSE nº 23.610/2019. Essas regras proíbem a propaganda política nas transmissões, o tratamento privilegiado a candidatos ou partidos, a retransmissão de lives eleitorais, e a veiculação de programas que façam alusão ou crítica a candidatos. Além disso, a divulgação de pesquisas eleitorais identificáveis e nomes de programas que possam remeter a candidatos também está vedada. Para auxiliar as emissoras de rádio e TV a se adequarem às normas, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão disponibiliza um Calendário das Eleições 2024 e um e-book com orientações. Em caso de dúvidas jurídicas, as emissoras podem contar com o atendimento da ABERT.
 (Disponível em: https://www.guiamirai.com.br. Acesso em: 07 ago. 2024, com adaptações.)
Assinale a alternativa que corresponde às funções morfológica e sintática da palavra “que” no segundo período do Texto 2.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda Morfologia e Sintaxe, mais especificamente a identificação da função morfológica (tipo de palavra) e da função sintática (papel desempenhado na frase) do termo “que” em uma oração subordinada adjetiva.

Justificativa da alternativa correta (A):

Ao analisar o seguinte trecho: “a veiculação de programas que façam alusão ou crítica a candidatos”, observa-se que o termo “que” está retomando o substantivo “programas” e introduzindo uma oração subordinada adjetiva restritiva (que façam alusão ou crítica a candidatos). Pela norma-padrão, segundo Bechara e Cunha & Cintra, quando “que” retoma um termo antecedente e conecta essa oração, sua classificação morfológica é a de pronome relativo.

Na análise sintática da oração “que façam alusão ou crítica a candidatos”, percebe-se que o verbo “façam” pede um sujeito. Esse sujeito é justamente o pronome relativo “que”, representando “programas”. Assim, “que” exerce a função de sujeito da oração subordinada.

Portanto, a alternativa correta é: A) Pronome Relativo – Sujeito.

Análise das alternativas incorretas:

B) “Que” não é pronome pessoal, nem exerce função de objeto direto (não recebe a ação do verbo, e sim pratica-a, pois faz referência ao sujeito “programas”).

C) “Que” não é conjunção integrante — não introduz uma oração subordinada substantiva, mas sim uma adjetiva, qualificando “programas”.

D) Embora seja pronome relativo, “que” não exerce a função de predicativo — não atribui característica, mas identifica o sujeito.

Estratégias e observações:

Muita atenção ao distinguir entre pronome relativo (que retoma termo antecedente e introduz oração adjetiva) e conjunção integrante (que introduz oração substantiva, sem termo antecedente). Pergunte-se sempre: “o ‘que’ se refere a algo que vem antes?” Se sim, é pronome relativo!

Referências: Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo; Bechara, Moderna Gramática Portuguesa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A palavra QUE é um pronome relativo e retorna a palavras REGRAS na qual tem a função sintática de sujeito.

portanto, gabarito letra A

Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

confie seus planos ao Senhor e permita que ELE comande sua vida.

te amo, Jesus.

Gabarito da banca letra A.

Os pronomes “que”, “o qual”, “os quais”, “a qual”, “as quais” são utilizados quando o antecedente for coisa ou pessoa.

1) O que/quem o que resgatou?

= programas

2) procura o verbo + próximo da palavra = façam (alusão)

3) monta a frase e de modo que faça sentido = programas façam alusão

Programas = sujeito. | façam = VTD | alusão = OD

Que = programas = sujeito

O pronome relativo é sujeito?

Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.ESPERO TER AJUDADO!?

veiculação de programas que façam alusão ou crítica a candidatos.

Pergunta-se quem ao verbo para saber o sujeito.

Quem faz ali ou crítica a candidatos? veiculação de programas.

O pronome relativo "Que" retoma veiculação de programas, portanto sintaticamente sujeito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo